AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NA TERCEIRA VIA: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Camila Maria BORTOT Universidade Federal do Paraná
  • Angela Mara de Barros LARA Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19358
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

Políticas educacionais, estado e sociedade civil, colaboração à privatização.

Resumo

Tivemos por objetivo compreender como se estabelecem as relações entre Estado e Sociedade Civil na Terceira Via, em relação aos mecanismos de participação social e econômica na educação e suas intencionalidades. A reconfiguração da relação entre Estado e sociedade civil ativa a partir dos anos 2000, cujo Estado, estrategicamente, chamou a sociedade para atuar em conjunto, procurou relações consensuais. Com um Estado Catalisador, voltado ao empreendedorismo e à colaboração, o Terceiro Setor e as Redes atuam como parceiros, fazendo com que o Governo não atue unicamente na prestação direta da educação. As intencionalidades desse movimento de sociabilidade apontam à privatização do ensino público, cuja colaboração se direciona a descentralização da educação.

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Recebido em 10-04-2018 e aceito em 10-08-2018.

Biografia do Autor

Camila Maria BORTOT, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pedagoga pela mesma Universidade. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) da UFPR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) da UEM, desde 2013. Realiza pesquisas na área da Educação, com enfoque em: Políticas Públicas, Política Educacional, Estado, Organismos Internacionais, Gestão Escolar, Infância e Educação Infantil.

Angela Mara de Barros LARA, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Associada. Aposentada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, Estado, educação, políticas públicas e políticas educacionais.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

BORTOT, C. M.; LARA, A. M. de B. AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NA TERCEIRA VIA: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NA EDUCAÇÃO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 15–24, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19358. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19358. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate