LEITURA CRÍTICA E LETRAMENTO CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA RESPALDADA NAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Alex Alves EGIDO Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21452
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Letramento Digital. Leitura Crítica. Letramento Crítico. Transformação Social.

Resumo

O constante e crescente uso de ferramentas digitais no ensino de línguas tem (re)significado a prática de professores (DOOLY; SADLER, 2016). Do mesmo modo, esse fenômeno tem influenciado campos de pesquisa na área da Linguística Aplicada como, por exemplo, processos de ensino e aprendizagem, que focam em affordances promovidas pelo uso de ferramentas digitais em aulas de língua inglesa (DOOLY; SADLER, 2016; RAMA et al, 2012; SILVA, 2015; TOUR, 2015). Este trabalho, de natureza teórico-prática, visa a aproximar conceitos de Leitura Crítica (SCOTT, 1988) e Letramento Crítico (LANKSHEAR; KNOBEL, 1997; SINGH; MORAN, 1997) do Letramento Digital (DOOLY; SADLER, 2016). Após advogar o uso de ferramentas digitais para a leitura e transformação da realidade social, apresenta-se uma proposta didática que materializa tais conceitos teóricos.  

 

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Recebido em 31-12-2018.

Aceito em 21-03-2019.

 

Biografia do Autor

Alex Alves EGIDO, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da instituição supracitada. Atualmente, é doutorando em estudos da linguagem pelo PPGEL-UEL. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e da American Educational Research Association (AERA). Atua como avaliador de trabalhos acadêmicos que versam sobre educação crítica e metodologia qualitativa de pesquisa para a AERA. No que concerne seus interesses de pesquisa, esses são: ética em pesquisa, leitura crítica e letramento crítico e metodologia de pesquisa qualitativa.

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

EGIDO, A. A. LEITURA CRÍTICA E LETRAMENTO CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA RESPALDADA NAS NOVAS TECNOLOGIAS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 47–69, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21452. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino