ORALITY AND ORAL GENRES
ARGUMENTS, VOICE AND BODY IN THE LEADERS' DEBATE OF A STUDENTS’ UNION
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27288Keywords:
Orality, Oral genres, Argumentation, Body, VoiceAbstract
One of the ways of approaching the orality in the classroom is through the teaching of oral genres and their constituent elements, given that, to produce oral texts in communicative situations, a textual genre is always adopted and adapted (Bronckart, 1999/2009). Thus, to advance in the studies on orality, this article aims, firstly, to discuss the importance of the word, gesture, and body in the production of oral genres, and, secondly, to present an example of the articulation of the argumentation with the body and the voice in the leaders' debate genre at school. For doing so, our theoretical-methodological foundation is anchored on the studies of Bronckart (1999/2009; 2006), Dolz and Schneuwly (2004), Gagnon and Dolz (2016), and Lafontaine and Dumas (2014) on the teaching of genres, on voice and body in oral texts as well as on how the didactic interventions, that will contribute to the engagement and development of different language skills, can be carried out. In the analysis of the data, aiming to expose the articulation between these elements, the article focuses on the participation of an elementary school student in a leaders' debate for a students' union. The results of the analyzes show that the articulation between the types of arguments used and the physical movements performed contributed to the argumentative strength of the student's oral textual production. Thus, such articulation should be an object of teaching when approaching orality at different levels of education.
References
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In Bakhtin, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2ª ed. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo, EDUC, 1999/2009.
BRONCKART, J.P. Atividade de Linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J. P. O Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BRONCKART, J-P; BULEA-BRONCKART, E.; As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras. 2017.
BUENO, L. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. In: I Simpósio mundial
de estudos de língua portuguesa. Anais do SIMELP. São Paulo: USP, 2008. v. 1. Disponível
em: http://simelp.fflch.usp.br/sites/simelp.fflch.usp.br/files/inline-files/S3501.pdf. Acesso em:
janeiro de 2020.
BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 2015.
DIAS, A. P. S. O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com gêneros acadêmicos résumé e note de lecture. 2017. 293f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
DOLZ, J. Os cinco grandes novos desafios para o ensino de Língua Portuguesa. CENPEC (Olimpíadas de Língua Portuguesa). São Paulo: CENPEC, 2015. 1 (vídeo) (53 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc. Acesso em: 02/11/2020.
DOLZ, J.; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o
discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento
escolar. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. Gêneros Orais no Ensino. Campinas:
Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.
DOLZ-MESTRE, J., GAGNON, R. Corps et voix: quel travail dans la classe de français du premier cycle du secondaire?. In: Le Français Aujourd'hui, n. 195, p. 63-76, 2016.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. 2ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Ètudes de Linguistiques Appliquée, n. 92, 1993.
FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
JACOB, A. E. A elaboração de um dispositivo didático do gênero debate eleitoral: contribuições para o trabalho do professor. 2020. 209p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade São Francisco. Itatiba. 2020.
JACOB, A.E.; BUENO, L. Sequências didáticas do gênero debate eleitoral e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. In: Contracorrente – Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, v. 1, n. 16, p. 68 – 94. 2021.
JACOB, A. E.; BUENO, L. O modelo didático do gênero debate eleitoral. Revista ReVEL, v. 1, n.18, p. 343-377. 2020.
KYRILLOS, L. [et al]. Voz e corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003.
KOCH, I. V. O texto a construção dos sentidos. n. 10. São Paulo: Contexto, 2012.
LAFONTAINE, L; DUMAIS, C. Enseigner l’oral c’est possible. Québec: Cheneliere. Education, 2014.
MACHADO, A.R.; GUIMARÃES, A.M.M. O interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). O ensino e a aprendizagem dos gêneros. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
COSTA-MACIEL, D.A.G.; NEGREIROS, G. R. C.; MAGALHÃES, T. G. Oralidade e ensino: discussões teórico-metodológicas. Revista Letras – Volume especial. Universidade Federal de Santa Maria, p. 9 – 14. 2020.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTÓVÃO, V. L. L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas: Editora Pontes, 2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucena, 2001.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes. 2005.
SCHENUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: DOLZ, J.; SCHENEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34. 2018.
ZANI, J. B. O ensino da linguagem oral: para uma modelização do gênero jornalístico “grande reportagem”. 2013. 264f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade São Francisoc. Itatiba. 2013.
ZANI, J. B. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas, 2018. 307f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade São Francisco. Itatiba. 2018.
Recebido em 30-04-2021
Revisões requeridas em 07-07-2021
Aceito em 17-08-2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Trama
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.