ORALITY AND ORAL GENRES

ARGUMENTS, VOICE AND BODY IN THE LEADERS' DEBATE OF A STUDENTS’ UNION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27288
Supporting Agencies
Capes

Keywords:

Orality, Oral genres, Argumentation, Body, Voice

Abstract

One of the ways of approaching the orality in the classroom is through the teaching of oral genres and their constituent elements, given that, to produce oral texts in communicative situations, a textual genre is always adopted and adapted (Bronckart, 1999/2009). Thus, to advance in the studies on orality, this article aims, firstly, to discuss the importance of the word, gesture, and body in the production of oral genres, and, secondly, to present an example of the articulation of the argumentation with the body and the voice in the leaders' debate genre at school. For doing so, our theoretical-methodological foundation is anchored on the studies of Bronckart (1999/2009; 2006), Dolz and Schneuwly (2004), Gagnon and Dolz (2016), and Lafontaine and Dumas (2014) on the teaching of genres, on voice and body in oral texts as well as on how the didactic interventions, that will contribute to the engagement and development of different language skills, can be carried out. In the analysis of the data, aiming to expose the articulation between these elements, the article focuses on the participation of an elementary school student in a leaders' debate for a students' union. The results of the analyzes show that the articulation between the types of arguments used and the physical movements performed contributed to the argumentative strength of the student's oral textual production. Thus, such articulation should be an object of teaching when approaching orality at different levels of education.

Author Biographies

Ana Elisa JACOB , Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (Bolsista Capes). Realizou Doutorado Sanduíche na Université de Sherbrooke - Canadá (Bolsista Capes). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista CNPq). Possui graduação em Letras pela Universidade São Francisco. Membro dos grupos ALTER-LEGE-USF/CNPq e ALTER-AGE-USP/CNPq. Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizado de gêneros textuais orais e escritos e trabalho docente, à luz das perspectivas teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo e dos Letramentos Sociais.

Luzia BUENO , Universidade São Francisco

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco na cidade de Itatiba-SP. Bolsista produtividade do CNPQ. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, líder do grupo ALTER-LEGE e vice-líder do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Aprendizagem, Gêneros textuais e Ensino). Membro do Comitê de Ética. Desenvolve pesquisas na linha de educação, linguagens e processos interativos com foco principal nas relações linguagem e gêneros textuais, linguagem e ensino de língua materna e linguagem e trabalho. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - Universite de Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart, realizou estudos de pós-doutoramento sobre Letramento na Unicamp, sob a supervisão da profa. Angela Kleiman. Tem experiência nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gêneros textuais,letramento, leitura e escrita, linguagem e trabalho do professor.

Juliana Bacan ZANI, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (2018). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2013). Graduada em Letras pela Universidade São Francisco (1997), Pedagogia pela Faculdade Politécnica Sumaré (2010). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade São Francisco(2000) e Educação Infantil pela Faculdade Anhanguera de Valinhos (2010). Doutorado sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação do professor Joaquim Dolz, financiado pela CAPES. Membro do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Análise de Gêneros Textuais) e ALTER-LEGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino). Professora e assessora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. 

References

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In Bakhtin, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2ª ed. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo, EDUC, 1999/2009.

BRONCKART, J.P. Atividade de Linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. O Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J-P; BULEA-BRONCKART, E.; As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras. 2017.

BUENO, L. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. In: I Simpósio mundial

de estudos de língua portuguesa. Anais do SIMELP. São Paulo: USP, 2008. v. 1. Disponível

em: http://simelp.fflch.usp.br/sites/simelp.fflch.usp.br/files/inline-files/S3501.pdf. Acesso em:

janeiro de 2020.

BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 2015.

DIAS, A. P. S. O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com gêneros acadêmicos résumé e note de lecture. 2017. 293f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

DOLZ, J. Os cinco grandes novos desafios para o ensino de Língua Portuguesa. CENPEC (Olimpíadas de Língua Portuguesa). São Paulo: CENPEC, 2015. 1 (vídeo) (53 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc. Acesso em: 02/11/2020.

DOLZ, J.; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o

discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento

escolar. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. Gêneros Orais no Ensino. Campinas:

Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.

DOLZ-MESTRE, J., GAGNON, R. Corps et voix: quel travail dans la classe de français du premier cycle du secondaire?. In: Le Français Aujourd'hui, n. 195, p. 63-76, 2016.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. 2ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Ètudes de Linguistiques Appliquée, n. 92, 1993.

FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

JACOB, A. E. A elaboração de um dispositivo didático do gênero debate eleitoral: contribuições para o trabalho do professor. 2020. 209p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade São Francisco. Itatiba. 2020.

JACOB, A.E.; BUENO, L. Sequências didáticas do gênero debate eleitoral e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. In: Contracorrente – Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, v. 1, n. 16, p. 68 – 94. 2021.

JACOB, A. E.; BUENO, L. O modelo didático do gênero debate eleitoral. Revista ReVEL, v. 1, n.18, p. 343-377. 2020.

KYRILLOS, L. [et al]. Voz e corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003.

KOCH, I. V. O texto a construção dos sentidos. n. 10. São Paulo: Contexto, 2012.

LAFONTAINE, L; DUMAIS, C. Enseigner l’oral c’est possible. Québec: Cheneliere. Education, 2014.

MACHADO, A.R.; GUIMARÃES, A.M.M. O interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). O ensino e a aprendizagem dos gêneros. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

COSTA-MACIEL, D.A.G.; NEGREIROS, G. R. C.; MAGALHÃES, T. G. Oralidade e ensino: discussões teórico-metodológicas. Revista Letras – Volume especial. Universidade Federal de Santa Maria, p. 9 – 14. 2020.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTÓVÃO, V. L. L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas: Editora Pontes, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucena, 2001.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes. 2005.

SCHENUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: DOLZ, J.; SCHENEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34. 2018.

ZANI, J. B. O ensino da linguagem oral: para uma modelização do gênero jornalístico “grande reportagem”. 2013. 264f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade São Francisoc. Itatiba. 2013.

ZANI, J. B. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas, 2018. 307f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade São Francisco. Itatiba. 2018.

Recebido em 30-04-2021

Revisões requeridas em 07-07-2021

Aceito em 17-08-2021

Published

30-05-2022

How to Cite

JACOB , A. E.; BUENO , L.; ZANI, J. B. ORALITY AND ORAL GENRES: ARGUMENTS, VOICE AND BODY IN THE LEADERS’ DEBATE OF A STUDENTS’ UNION. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 115–132, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27288. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27288. Acesso em: 17 jul. 2024.