PSEUDO-ATIVIDADE EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H. (1964), DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i17.8212Keywords:
Clarice Lispector, Materialismo Lacaniano, Falsa atividade.Abstract
This paper is an analysis of A paixão segundo G.H. (1964), by Clarice Lispector, through Lacanian Materialism. We focus on the first of the thirty-three chapters of the novel, chapter we relate to the concept of pseudo-activity as understood by Slavoj Žižek, one of the main names of Lacanian Materialism. The main conclusion we achieve from this analysis is that the pseudo-activity plays the role of a stylistic feature which highlights the sensation of trauma experienced by the narrator in relation to the facts she reports.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.