ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E LITERATURA: CAMINHOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.15640Palavras-chave:
Literatura hispano-americana, Mestiçagem, Ensino de LiteraturaResumo
Nesse trabalho, ocupamo-nos da América Latina como um território geográfico multicultural e multilíngue que, no passado, já foi submetido às metrópoles colonizadoras. Assim, passou por um processo de imposição de outros idiomas que se tornaram as línguas maternas de seus habitantes e muitas línguas nativas já não são faladas hoje em dia. Ensinar e aprender línguas, assim como exercer o processo de tradução, nesse espaço singular implica, necessariamente, em conhecer esse passado de submissão e todo o processo que formou essa cultura híbrida e mestiça que nos caracteriza hoje para integrá-los ao processo crítico de aprendizagem. O exercício consciente de tais tarefas são possibilidades de seguir o caminho da descolonização que ainda não terminou nesse território.
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