TIÃOZINHO E MIGUILIM: A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA EM MUNDOS FICCIONAIS DE GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i30.16711Palabras clave:
Personagens rosianos, infância, Tiãozinho e Miguilim.Resumen
Neste estudo, estabelece-se uma correlação entre a infância representada nos mundos ficcionais Conversa de Bois e Campo Geral, de João Guimarães Rosa, com o conceito sociológico de infância advindo da tradição europeia, abordados por Elizabeth Badinter, que traça o percurso histórico da concepção de infância que muda ao longo do tempo. Tal conceito se entranha à cultura brasileira e foi renitente e tardia a modernização, conforme analisa Gilberto Freyre – cujo autor aborda a condição da criança brasileira ao longo do período colonial e imperial. Condição esta que, nas regiões mais isoladas – como é o caso do planalto central brasileiro – perdurou quase imutável até as primeiras décadas do século XX. E, ainda, visando destacar a passagem precoce de menino a “homem” de Tiãozinho e de Miguilim, respectivamente, protagonistas nas referidas obras rosianas, a análise pauta-se nos estudos sobre o valor simbólico do rito de passagem de Mircea Eliade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.