APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Lara FRUTOS
  • Luciane Thomé SCHRÖDER UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.21834
Agencias de apoyo

Resumen

Prezados leitores,

Os estudos linguísticos que se desenvolveram a partir do século XX têm, de maneira gradual, contribuído para mudanças de paradigmas no ensino. Se nas questões relativas aos gêneros textuais, esses estudos já tiveram grande impacto – e comprovamos isso a partir dos documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa no Brasil –, ainda é bastante tímida a influência dos avanços das pesquisas linguísticas no ensino de questões gramaticais. O próprio conceito de gramática, que abrange a língua como um fenômeno de natureza fonética, fonológica, morfológica e sintática, ainda não ocupou o lugar do que se entende como objeto de estudo e ensino de gramática nas escolas.

Por isso, este número da Revista Trama dedica-se, especialmente, a refletir sobre as contribuições da Fonética e da Fonologia para o ensino, a partir dos trabalhos dos colegas, a fim de evidenciar quão importante é a relação entre a ciência linguística e a sala de aula, seja no ensino de língua materna ou língua estrangeira.

Marechal Cândido Rondon, fevereiro de 2019.

Biografía del autor/a

Luciane Thomé SCHRÖDER, UNIOESTE

Docente do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon e do Mestrado Profissional em Letras, campus de Cascavel. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas, a partir da Análise de discurso francesa: mulher, mãe, maternidade; ensino e aprendizagem da leitura.

Publicado

27-02-2019

Cómo citar

FRUTOS, L.; SCHRÖDER, L. T. APRESENTAÇÃO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 34, p. 1–2, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i34.21834. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21834. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

Contribuições dos estudos de fonética e fonologia para o ensino