DOIS “MAS” EM PORTUGUÊS? UMA RETOMADA DA TEORIA DE DUCROT PARA REFLETIR O FUNCIONAMENTO DO ENUNCIADO “NÃO TENHO PRECONCEITO, MAS…”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i40.26172
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Palavras-chave:

Mas, Teoria da Argumentação na Língua (ADL), Semântica argumentativa

Resumo

O linguista Oswald Ducrot há muito dedica-se no desenvolvimento de sua Teoria da Argumentação na Língua (ADL). É a ela que retornamos para tentar compreender o funcionamento do conectivo “mas”, principalmente no que tange a enunciados como “não tenho preconceito, mas…”. Entretanto, embora quiséssemos focar apenas nesse enunciado e no funcionamento do “mas”, fez-se necessário abarcar outros conceitos da teoria de Ducrot, como o da negação polêmica e o da escala argumentativa. Dessa maneira, a maior parte deste trabalho é dedicada à revisitação e à discussão da análise de Vogt e Ducrot (1980) a respeito dos dois tipos de “mas” (SN e PA), principalmente com a leitura de Veras (1989) sobre ela. Por fim, a partir de uma percepção de falante da língua, entendemos que o “masSN” tem desaparecido do português brasileiro como conectivo, sendo seu sentido expresso por outra estrutura sintática. Assim, o “mas” no enunciado que analisamos ao final da discussão comprova tratar-se de um “masPA”, pois o sujeito-falante não pretende negar a conclusão de seu interlocutor, apenas diminuir a força de tal conclusão.

Referências:

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Recebido em 28-10-2020
Revisões requeridas em 03-12-2020
Aceito em19-12-2020

 

Biografia do Autor

Marco Antonio ROCHA, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com ênfase em Linguística.

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Publicado

04-02-2021

Como Citar

ROCHA, M. A. DOIS “MAS” EM PORTUGUÊS? UMA RETOMADA DA TEORIA DE DUCROT PARA REFLETIR O FUNCIONAMENTO DO ENUNCIADO “NÃO TENHO PRECONCEITO, MAS…”. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 40, p. 31–44, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i40.26172. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26172. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Semânticos