A CONFIGURAÇÃO DO NARRADOR E O PAPEL DO LEITOR NA LITERATURA JUVENIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v11i21.11155Mots-clés :
literatura juvenil, narrador, leitorRésumé
O objetivo deste artigo é analisar como se constrói o narrador das narrativas O escaravelho do diabo (1974), de Lúcia Machado de Almeida, Cidade dos deitados (2008), de Heloisa Prieto, e Meu pai não mora mais aqui (2008), de Caio Riter, a fim de perceber o modo como o leitor pode ser aproximado ou distanciado do texto. A leitura atenta mostra que o livro de Almeida tem um narrador mais manipulador, por fazer resumos e comentários, deixando pouco espaço para a participação criativa do leitor; já o narrador presente em Prieto e Riter concede autonomia na leitura e busca um leitor que preencha lacunas, por meio de recursos como o ponto de vista da personagem jovem e a expressão de sua subjetividade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.