HEROÍNAS PROBLEMÁTICAS COMO PROTAGONISTAS EM “AS BONECAS”, DE MÁRCIA DENSER
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14548Mots-clés :
Narrativa, Protagonista, Heroínas Problemáticas.Résumé
No século XX, o surgimento de inúmeras escritoras que abordavam o cotidiano feminino constituiu um ganho significativo para a literatura brasileira, tanto do ponto de vista linguístico, quanto temático, pois a voz da mulher, principalmente, daquela que ousava falar acerca sobre sexualidade configurava-se como marginalizada num país regido pela sociedade patriarcalista. Nesse contexto, Márcia Denser é uma dessas escritoras cuja narrativa merece atenção, o que é feito neste artigo que estuda a constituição das personagens protagonistas do conto “As bonecas” como anti-heroínas, buscando analisar a representação da mulher em conflitos sociais e familiares. O embasamento para o estudo parte das ideias de Lukács e Goldmann sobre o herói problemático, dos escritos de Antonio Candido acerca da criação literária e da personagem de ficção, entre outros estudiosos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.