A FORMAÇÃO, NA ESCRITURA ACADÊMICA, DO FORMADOR PARA A ESCRITURA ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.15464Résumé
Este artigo tematiza a escritura na universidade, tendo como delimitação a defesa do tensionamento entre o que se coloca, de um lado, como local/específico/vernacular, com o que se coloca, de outro lado, no âmbito do genérico humano, do grande tempo, da história. Atende-se ao objetivo de problematizar a exacerbação do relativismo nas lides com a escritura na esfera acadêmica em se tratando da formação de licenciados em Letras Português. As bases teóricas são a filosofia da linguagem de fundamentação bakhtiniana, a psicologia da linguagem de fundamentação vigotskiana e os estudos do letramento com origem no Reino Unido. A abordagem é qualitativa e são apresentados dados empíricos de um conjunto de vivências com a escritura acadêmica do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. Os resultados apontam para a necessidade de ressignificações no campo das contraposições ao que se historiciza como escritura no movimento dinâmico-causal entre o presente e o passado na prospecção com o futuro.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.