LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): QUINZE ANOS DA LEI 10.436/2002 E SEUS IMPACTOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC)
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18555Mots-clés :
Língua de Sinais, LIBRAS, Estudantes surdosRésumé
Este artigo evidencia a relevância da LIBRAS na educação de estudantes surdos e a legislação que a reconhece no Brasil, em Santa Catarina e no município de Chapecó (SC), lócus da investigação. Participaram do estudo, caracterizado como pesquisa qualitativa, três Secretários Municipais de Educação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e organizadas em agrupamentos temáticos. As materialidades empíricas foram examinadas por meio da análise do discurso, com referenciais foucaultianos. A análise de documentos relativos à educação de surdos no município contribuiu para a compreensão do tema estudado. O estudo aponta a importância da LIBRAS na aprendizagem e no desenvolvimento de pessoas surdas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.