AMOR ENTRE AMORAS: A VIVÊNCIA LÉSBICA NOS CONTOS DE NATALIA BORGES POLESSO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v15i36.22347Mots-clés :
Vivência lésbica, Representatividade, Modo de narrar, Natalia Borges Polesso, Amora.Résumé
Neste artigo, propõe-se traçar e analisar o percurso de vivência lésbica em três contos do livro Amora (2015), de Natalia Borges Polesso, dando ênfase às fases de descoberta, aceitação e exploração da afetividade lésbica. Pretende-se refletir a respeito da representação contemporânea da homossexualidade das mulheres na literatura e da afetividade lésbica por meio das personagens dos contos “Minha prima está na cidade”, “Como te extraño, Clara” e “Amora”, que nomeia o livro. Atrelado a isso, discute-se sobre o modo de narrar da escritora e o seu espaço no âmbito literário. Para tanto, emprega-se como aporte teórico as discussões teóricas de Judith Butler, Michel Foucault, bem como os estudos de Tania Navarro-Swain e de Lúcia Facco.
REFERÊNCIAS:
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BRITTO, Milena. Escritas e escritoras: modos de narrar a si mesmo no séc. XXI. Revista Estudos Linguísticos e Literários, nº 59, Jan.-Jun., Salvador, 2018, pp. 100-108. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/viewFile/28860/17069> Acesso em: 26 dez. 2018.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo, Editora Horizonte. Rio de Janeiro: Editora da Uerj, 2012.
FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: Edições GLS, 2003.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
NAVARRO-SWAIN, Tânia. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
POLESSO, Natalia Borges. Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015.
______. Geografias lésbicas: literatura e gênero. Revista Criação & Crítica, n. 20, 2018, p. 3-19. Disponível em:<https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i20p3-19> Acesso em: 5 jan. 2019.
SANTOS, Claudiana Gois dos; INÁCIO, Emerson da Cruz. A bruta flor do querer: amor, performance e heteronormatividade na afetividade lésbica. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: <http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498785683_ARQUIVO_ABrutaFlordoQuererClaudianaGois13MundodeMulheres.pdf> Acesso em: 2 dez. 2018.
ENVIADO EM 10-05-19 | ACEITO EM 02-09-19
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.