ANÁLISE DE CHISTES REFERENTES À MULHER: UM ESTUDO À LUZ DE CONCEITOS PRECONIZADOS POR MARCELO DASCAL EM INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v17i40.26131Mots-clés :
Chiste, Interpretação, Compreensão leitora, Contexto, Intenção comunicativaRésumé
Este artigo analisa três chistes referentes à mulher em contextos políticos, a partir de diferentes personagens públicas. Trata-se de um estudo interdisciplinar que apresenta o conceito de chiste de acordo com Freud (1996) e Dascal (2006), analisando os enunciados a partir de recursos sociopragmáticos. A interpretação feita baseou-se em estudos da interpretação/compreensão leitora, indiretividade e implicitude sociopragmática da linguagem e definiu o seu escopo, segundo preconiza a pragmática, delimitando o conceito de contexto e de intenções comunicativas de acordo com Dascal. Apresenta o que defende Dascal (2006) sobre a relação complementar entre a semântica e a pragmática, em sentido de cooperação, em domínios paralelos e complementares. Discute a ideia dascaliana, na qual a pragmática não priva a semântica das suas tarefas, todavia, amplia o âmbito das suas responsabilidades, assim, o contexto não se caracteriza como um fenômeno pragmático em distinção ao semântico. Estando na base de outros tipos de informação contextual, a pragmática se encarrega de verificar a correspondência entre a proposição expressa pela elocução e a intenção comunicativa do falante. Logo, no artigo, o contexto é discutido como elemento com funções diferentes – uma semântica e outra pragmática, conforme Dascal (2006). As análises foram uma tentativa de aplicação da teoria freudiana e dascalina a atos de fala cotidianos, buscando atestar que o estudo de linguagem é interdisciplinar e multifacetado.
Referências:
DASCAL, Marcelo. Interpretação e compreensão. Tradução Marcia Heloisa Lima da Rocha. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2006.
FERRARE, Carol.; FERRAZ, Lucas.; TORRES, Rodolfo. Clodovil no centro da polêmica. Congresso em Foco. Abril, 2007. Disponível em: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/clodovil-no-centro-da-polemica/ . Acesso em: 12 jul. 2017.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: A interpretação dos sonhos (I) (1900). v. IV. Tradução sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago editora, 1996a.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Os chistes e a sua relação com o inconsciente (1905). v. XIII. Tradução sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago editora, 1996b.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: O ego e o id e outros trabalhos (1923-1925). v. XIX. Tradução sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago editora, 1996c.
Revista Isto É. Uma presidente fora de si. 2016. Disponível em: http://istoe.com.br/450027_UMA+PRESIDENTE+FORA+DE+SI/ . Acesso em: 5 jun. 2020.
RIESTRA, Laura. 18 coisas que Donald Trump disse sobre as mulheres. Esquerda Diário. Novembro, 2016. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.br/18-coisas-que-Donald-Trump-disse-sobre-as-mulheres. Acesso em: 10 jul. 2020.
ROUSSEFF, Dilma. Cerimônia Palácio do Planalto. 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/310974365/Capa-Da-IstoE-e-Baixa-e-Reproduz-Misoginia . Acesso em: 25 mai. 2020.
SCHIBOULA, Tatiana. Declaração infeliz de Donald Trump irrita femininistas (e qualquer mulher que já tenha ouvido que sua assertividade era, na verdade, TPM). Revista Cláudia, agosto, 2015. Disponível em: http://claudia.abril.com.br/noticias/declaracao-infeliz-de-donald-trump-irrita-femininistas-e-qualquer-mulher-que-ja-tenha-ouvido-que-sua-assertividade-era-na-verdade-tpm/ . Acesso em: 13 jul. 2020.
Recebido em 30-10-2020
Revisões requeridas em 30-11-2020
Aceito em 29-12-2020
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.