CARACTERIZAÇÕES DE JECA TATU NO SISTEMA BUROCRÁTICO ESTATAL BRASILEIRO SOB A ÓTICA WEBERIANA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v7i13.5216Mots-clés :
Literatura Lobatiana, Burocracia, Max Weber.Résumé
O presente texto tem como propósito analisar o posicionamento do escritor Monteiro Lobato acerca do sistema burocrático estatal brasileiro por meio da pitoresca personagem Jeca Tatu, caracterizado nos contos Urupês (1918) e Jeca Tatu: a ressurreição (1918). Para esta investigação, privilegiam-se os conceitos de Max Weber no tocante à burocracia, os quais são discutidos nas obras Ensaios de Sociologia (1982), Os Economistas (1997) e Economia e Sociedade (2004). Para esse pensador, a burocracia é apresentada como organização necessária e eficiente por excelência, enquanto para Lobato, o sistema burocrático brasileiro parece caracterizar-se como ineficiente, uma vez que o personagem Jeca Tatu, metáfora do homem do campo da década de 1918, é tido como doente e incapacitado para o trabalho por ser, talvez, vítima do sistema político vigente, que não lhe garante mínimas condições de qualidade de vida.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.