UMA ESTÉTICA DO EQUILÍBRIO: O MOTIVO FEMININO NA LÍRICA DE ADÉLIA PRADO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v3i5.921Mots-clés :
Feminino, dualismos, equilíbrio.Résumé
A obra de Adélia Prado caracteriza-se pela intersecção entre pólos opostos, pois apresenta, quase sempre, ao lado do verso, o reverso do motivo tematizado. Tal princípio estrutural encontra-se esboçado na primeira parte – “O modo poético” – de Bagagem (1976), seu livro inaugural, quando o eu-lírico rejeita os extremismos – isto ou aquilo – e menciona sua predileção pelo equilíbrio: “entre paciência e fama quero as duas”, ou seja, isto e aquilo. Com base nessa premissa, objetiva-se analisar seis poemas da referida obra que abordem o tema feminino ou que tenham sujeitos poéticos femininos, no intuito de verificar se, no que diz respeito a este tema, tal fórmula” realmente se aplica ou se, pelo contrário, apenas os estereótipos são privilegiadosTéléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.