GLOSAS E ENTRE-GLOSAS: MURILO MENDES - ARTHUR RIMBAUD, OSWALD DE ANDRADE - BLAISE CENDRARS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14519Palavras-chave:
intertextualidade, poesia francesaResumo
Pensar a relação entre a literatura brasileira e a literatura francesa impõe a necessidade de interpretações apoiadas na intertextualidade e, mesmo, em um movimento textual aberto a toda espécie de glosa, direta ou indiretamente reivindicada. Isto significa dizer que não é mais caso de se entender tal relação segundo a noção de “influência”, que impõe o modelo da árvore — que trabalha com conexões verticais e lineares —, mas segundo o viés do intertexto, perpassado pelo conceito de “rizoma” — que supõe o múltiplo, o disseminado, o não-hierárquico no registro da representação e da interpretação. Eis porque a proposta é aqui aquela de deixar ecoar entre Murilo Mendes e Arthur Rimbaud, Oswald de Andrade e Blaise Cendrars ruídos literários que são marcas poéticas a um tempo pessoais e universais.
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