FORMAS DE PRESENÇA DA PALAVRA ALHEIA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE JOVENS PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.15382Palavras-chave:
palavra alheia, relações dialógicas, artigos científicos, jovens pesquisadores, Círculo de Bakhtin.Resumo
Considerando que os textos científicos, sobretudo aqueles produzidos por jovens pesquisadores, expressam relações dialógicas que podem assumir desde formas explícitas e facilmente perceptíveis de manifestação da palavra alheia às configurações mais sutis e complexas de entrelaçamento de dizeres, procuramos, no presente trabalho, identificar, descrever e interpretar estratégias de convocação/inserção de vozes, enquanto índices de formas de presença da palavra alheia, em artigos científicos produzidos por estudantes de mestrado da grande área de Linguística. A análise interpretativa e qualitativa do corpus toma como fundamento teórico formulações do Círculo de Bakhtin sobre dialogismo e trabalhos de comentadores da obra do Círculo, assim como trabalhos de estudiosos que discutem a escrita científica, principalmente em perspectiva enunciativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.