Sobre a Revista

Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.


e-ISSN: 1982-5935


Periodicidade: Quadrimestral

Cronograma de publicação:
Primeiro quadrimestre: jan./abr.
Segundo quadrimestre: maio/ago.
Terceiro quadrimestre: set./dez

Classificação no WebQualis-Capes

Quadriênio 2013-2016:
Letras e Linguística [B2] 
Ensino [B2]

Quadriênio 2017-2020:
Todas as áreas [A3]

Bases, Diretórios e Indexadores:

Nacional:
1) Periodicos Capes
2) EDUBASE
3) Diadorim
4) Oasisbr

Internacional / International:
1) Red Iberoamerica de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)
2) Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX)- Catálogo 2.0
3) European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIHPLUS)
4) Modern Language Association (MLA)
5) Asociación de Revistas Académicas de Humanidades y Ciencias Sociales (LATINOAMERICANA)
6) WordlCat
7) Google Acadêmico
8) EBSCO Research Database
9) Red de repositorios de acceso abierto a la ciencia (LA Referencia)
10) Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)
11) IRESIE
12) Dialnet
13) DOAJ


Assinaturas: Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo que o usuário também tenha acesso livre e gratuito a todos os artigos já publicados. 

Taxas: A Travessias não cobra taxas para o envio de manuscritos, nem taxas para a publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuidos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Submissão: Temos um sistema de submissão em "fluxo contínuo" e "chamadas para publicação". Ou seja, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer momento ou podem ser submetidos para dossiês específicos a cada número, com data-limite para submissão. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado (no caso do fluxo contínuo). Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Política contra o Plágio: Com o intuito de prevenir práticas antiéticas, a Travessias adotou a obrigatoriedade de, no momento da submissão, em documentos suplementares, o autor correspondente anexar o relatório da análise de seu manuscrito no software CopySpider. Caso o manuscrito seja submetido sem o envio do relatório, a revista notificará o autor sobre a necessidade do seu envio e arquivará a submissão. A Travessias analisará o relatório enviado e reserva-se no direito de submeter o manuscrito à análise do software mesmo que o relatório tenha sido anexado pelo autor.

Avaliação: Adotamos uma política de avaliação dos artigos pelo sistema de revisão duplo-cego por pares (double-blind peer review). 

Anúncios

Edição Atual

v. 18 n. 2 (2024)
					Visualizar v. 18 n. 2 (2024)

Imagem da capa: imagem de wirestock no Freepik

Publicado: 15-08-2024

APRESENTAÇÃO

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"

  • O que narram as professoras negras ativistas?

    Joana Maria Leôncio Núñez, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    e32983
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32983
  • O signo da fera uma leitura antropofágica de “O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk

    Mariana Sousa Dias
    e32976
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32976
  • A (in)disciplina no contexto escolar reflexões para uma discussão necessária

    Marisa Montrucchio, Géssyca Karoline Cardoso Wanzeler , Jorge Domingues Lopes
    e32988
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32988
  • As mazelas do extrativismo poder e ecocrítica em Gabriel García Márquez

    Felipe França Ferreira, Samuel Anderson de Oliveira Lima
    e32980
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32980
  • Acadêmicos indígenas Kanhgág na Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica

    Jefferson Virgílio
    e33359
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33359
  • A caça às bruxas do século XX a perseguição e a apropriação dos corpos femininos em “Garotas mortas”

    Eliane Silva
    e33091
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33091
  • Emergência e circulação da fórmula discursiva “Itinerário Formativo” e o projeto neoliberal na reforma do Ensino Médio

    Joelson Pereira de Sousa, Larissa Emídio Alves
    e33183
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33183
  • Zumbi de Palmares em narrativas transmídia um novo ethos para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa

    Dalila Maria Silva de Macêdo, Naziozênio Antonio Lacerda
    e33348
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33348
  • As relações de poder e de gênero diálogos entre literatura africana e literatura amazônica

    Maria Ivonete Coutinho da Silva
    e32867
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32867
  • Uma proposta de oficina literária com narrativas híbridas de história e ficção ressignificando identidades Quilombolas

    Fernanda Sacomori Candido Pedro, Gilmei Francisco Fleck
    e33354
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33354

LINGUAGEM

  • Traços de uma fraseologia popular digital em circulação na dublagem brasileira

    Hertz Wendell de Camargo
    e31967
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.31967

EDUCAÇÃO

  • Prática educativa e inteligência emocional no contexto escolar alunos do 1º ciclo Ensino Básico Português

    Ernesto Candeias Martins
    e32778
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32778

LITERÁRIA

  • O dispositivo literatura e a pesquisa etnográfica sobre o livro didático educação literária no Ensino Médio

    Fabiano Tadeu Grazioli
    e32940
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32940

MEMÓRIAS

  • Fotobiografia autorreconhecimento pela dança do ventre

    Ana Paula Chagas Monteiro Leite
    e31470
    https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.31470
Ver Todas as Edições