A APRENDIZAGEM COMO DESTINO: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LONDRINA (PR)

Autores

  • André Camargo Lopes
  • Giovana Spoladore Amaral
  • Mauricio Ferreira de Oliveira

Resumo


O presente artigo expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de ensino na formação docente e, como essa relação concatenada com a proposta curricular da Disciplina de Arte das turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig  redirecionaram o trabalho educacional para dentro de uma perspectiva real da aprendizagem dos alunos tanto os de graduação quanto os da rede básica de ensino integrados à proposta. As reflexões deste artigo são resultantes das experiências das oficinas do segundo semestre de 2012 e da oficina de arte contemporânea: Desconstrução e reconstrução de objetos de fevereiro e março de 2013. Os resultados desta experiência de ensino-aprendizagem viabilizaram um mapeamento da prática docente em seu viés mais problematizante a receptividade na aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LOPES, A. C.; AMARAL, G. S.; OLIVEIRA, M. F. de. A APRENDIZAGEM COMO DESTINO: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LONDRINA (PR). Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10492. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO