Arquitetura regenerativa: o ensino e aprendizagem para uma nova concepção em arquitetura

Autores

  • Janice de Freitas Pires
  • Carlos Eduardo Silveira
  • Francisco Antônio Pereira Fialho

Palavras-chave:

Arquitetura regenerativa, parametrização, ensino de arquitetura

Resumo


A arquitetura regenerativa surge com uma abordagem para além da sustentabilidade dos edifícios, buscando ampliar a relação com o meio ambiente, no sentido de promover a regeneração dos sistemas vivos, através de uma compreensão completa do local para projetar estruturas regenerativas. Nesse contexto, configura-se uma nova concepção na arquitetura, exigindo conhecimentos específicos para inseri-la na formação acadêmica. Estes passam por conhecimentos interdisciplinares, sendo de interesse neste trabalho o campo específico da geometria, a qual suporta: a atividade de análise de padrões que moldam as formas do local, no sentido de compreender como estes padrões influenciam nos processos de regeneração; a avaliação de desempenho das estruturas quanto ao condicionamento térmico do edifício projetado; a proposição formal de estruturas em um processo generativo, alcançado por meio de técnicas paramétricas de representação digital. Neste trabalho, discutem-se os conceitos necessários para a inserção da concepção regenerativa na arquitetura e apresentam-se algumas iniciativas desenvolvidas em contextos formativos e profissionais. 

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Publicado

06-07-2016

Como Citar

PIRES, J. de F.; SILVEIRA, C. E.; FIALHO, F. A. P. Arquitetura regenerativa: o ensino e aprendizagem para uma nova concepção em arquitetura. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 14–34, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12452. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO