Música – uma ferramenta a favor da educação

Autores

  • Valter Aparecido Barcala
  • Silmara Malta Silva Rocha

Palavras-chave:

Música, Educação, Ferramenta Pedagógica

Resumo


Este trabalho discute a música como ferramenta pedagógica na educação, a fim de promovê-la a um nível diferente, levá-la a assumir papel de peso na formação do educando. Teve como problematização, entender os aspectos favoráveis que o uso da música pode proporcionar e perceber suas formas de interação com os demais eixos de trabalho, ou seja, como ela pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas colocando-se como uma ferramenta que possibilite ao educador, fazer da escola, da sala de aula, um lugar prazeroso despertando assim, o interesse de seus educandos. É notório que muitos alunos não falam nem leem a própria língua com proficiência, não conseguem realizar cálculos básicos de matemática. Mesmo com mudanças já registradas no decorrer dos anos, o ensino ainda é apresentado aos alunos na maioria de nossas escolas, de maneira tradicional, ignorando por vezes a criatividade e a potencialidade de expressão desses alunos.

Referências

ALBIN, Ricardo Cravo. Driblando a censura – de como o cutelo vil incidiu na cultura. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002.

ALMEIDA, Renato. A História da Música Brasileira. Universidade do Texas, F Briguiet, 1926.

ANDRADE, Mário. Pequena História da Música. Ed. Martins. 1980. 245p.

CARVALHO, L; ROCHA, L.P.; SILVA, J.N.; e TOSO, S. A Censura às músicas de Chico Buarque na ditadura (1964-1985). Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/a-censura-as-musicas-de-chico-buarque-na-ditadura-1964-1985/. Acesso em: 13 set. 2015.

ELLMERICH, Luiz. História da música. São Paulo: Fermata, 1973.

FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Ministério da Educação e Saúde – Serviço de Documentação, 1953. 60Pp.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Editora Cortez. São Paulo, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. Editora Cortez, São Paulo, 1989.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto, 1995.

LETRA da música de Chico Buarque “Apesar de você”; disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/. Acesso em: 13 set. 2015.

LETRA da música de Gabriel, o Pensador “Abalando” 1993. Disponível em: http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador. Acesso em: 13 set. 2015.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papiros, 2003.

MADEIRA, C. O. Silva. A música popular brasileira em sala de aula. Disponível: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/505-4.pdf

MURAKAMI, Claudia Drezza. Educação Musical x Musicoterapia. Disponível: http://silalveseducacao.blogspot.com.br/2012/07/educacao-musical-x-musicoterapia.html. Acesso em: 13 set. 2015.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus. VAGULA, Edilane, RAMPAZZO, Sandra R. dos Reis. Didática: História. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

Downloads

Publicado

26-08-2016

Como Citar

BARCALA, V. A.; ROCHA, S. M. S. Música – uma ferramenta a favor da educação. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 381–398, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13077. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO