A formação docente na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Thiffanne Pereira dos Santos
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Palavras-chave:

Inclusão, Formação docente, Prática pedagógica.

Resumo


O presente artigo consiste em uma revisão teórica sobre a temática da formação docente com vistas ao desenvolvimento de uma Educação Inclusiva nas instituições de ensino regular. Para tanto, apresenta as concepções de inclusão escolar e de trabalho docente numa perspectiva inclusiva ressaltando os princípios vinculados a esse paradigma de educação. O texto ainda apresenta alguns dos documentos legais que norteiam a questão da inclusão e da formação docente voltada para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. As possíveis contribuições de uma prática pedagógica ancorada nos princípios da Educação Inclusiva como meio capaz de promover novas possibilidades de interação, desenvolvimento e aprendizagem aos alunos público-alvo da Educação Especial também serão apresentadas nesse trabalho. Assim, as considerações deste texto giram em torno da reflexão sobre as possibilidades que uma formação docente concernente com a perspectiva da Educação Inclusiva pode trazer para o desenvolvimento de um trabalho educativo que contribua para a efetivação da inclusão escolar como uma proposta ancorada numa educação de qualidade para todos.

Referências

BERSCH, Rita. Tecnologia assistiva e atendimento educacional especializado: conceitos que apoiam a inclusão escolar de alunos com deficiência. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. MEC. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 jan. de 2016.

BRASIL. MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2016.

COSTA, Wanderleia Dalla.; DIEZ, Carmen Lucia Fornari. A relação do eu-outro na educação: abertura a alteridade. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de janeiro: Wak, 2012.

DORZIAT, Ana. A formação de professores e a educação inclusiva: desafios contemporâneos. In: CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles; BAPTISTA, Claudio Roberto (org.). Professores e educação especial: formação em foco. 2 v. Porto Alegre: Mediação, 2011.

FIGUEIREDO, Rita Vieira. A formação de professores para a inclusão dos alunos no espaço pedagógico da diversidade. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREITAS, Soraia. Napoleão; MOREIRA, Laura Ceratta. A universidade frente à formação inicial na perspectiva da inclusão. In: CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles; BAPTISTA, Claudio Roberto (org.). Professores e educação especial: formação em foco. 1 v. Porto Alegre: Mediação, 2011.

GATTI, Bernardete Angelina.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Ministério da Educação, 2011.

LIBÂNEO, José. Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Qualidade e inclusão no Ensino Médio. Pátio. Porto Alegre: Grupo A Educação: ano VI, n. 22, p. 6-9, set./nov. 2014.

MARTINS, Lúcia Araújo Ramos A visão de licenciandos sobre a formação inicial com vistas à atuação com a diversidade dos alunos. In: CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles; BAPTISTA, Claudio Roberto (org.). Professores e educação especial: formação em foco. 1 v. Porto Alegre: Mediação, 2011.

MENEZES, Adriana Rodrigues Saldanha. Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende?. 160f. Dissertação (Mestrado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2012.

PRIETO, Rosângela Gavioli Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, Valeria Amorim (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Educação inclusiva: limites e perspectivas. Goiânia: Deescubra, 2006.

REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Política pública, diversidade e formação docente: uma interface possível. 2013. 278 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, UFRJ, Rio de Janeiro, 2013

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayara Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo singular. Rio de janeiro: Objetiva, 2012.

SOUSA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro. Formação de professores: tempos de vida, tempos de aprendizagem. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Org.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia, Editora da PUC Goiás, Liber Livro Editora, 2012.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (org.). O ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 8 jan. 2016.

Downloads

Publicado

19-08-2016

Como Citar

DOS SANTOS, T. P.; DE FREITAS REIS, M. B. A formação docente na perspectiva da educação inclusiva. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 330–344, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13835. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO