Sexualidade e educação: revisão sistemática da Literatura Científica Nacional

Autores

  • João Paulo Zerbinati Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara-SP. http://orcid.org/0000-0001-6829-8358
  • Maria Alves de Toledo Bruns Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP/Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação, Educação Sexual, Revisão Sistemática.

Resumo


A discussão da acerca da sexualidade no contexto da educação envolve a prática de projetos abrangentes que visam oferecer espaços para reflexões emancipatórias relacionadas aos fenômenos afetivo-sexuais. Do caráter informativo até a problematização da sexualidade e do gênero, a educação sexual é disciplina em evidência na contemporaneidade por sua necessidade histórica, política, social e humana. Contudo é também fato histórico seu enfrentamento a forte resistência, que continua mesmo em pleno século XXI. Neste contexto, este trabalho objetiva investigar as pesquisas a respeito da sexualidade na interface com a educação, apresentando e discutindo o perfil dos artigos científicos nacionais, publicados nos últimos cinco anos, tendo tal temática em evidência. Para isso, foi utilizado o método de revisão sistemática e meta-análise, que possibilitou uma investigação detalhada, abrangente e relevante sobre o fenômeno indagado. Foram 47 artigos elegidos e categorizados para discussão a partir de eixos temáticos elencados após a leitura do material encontrado, a saber: (1) Investigação Teórica; (2) Revisão do Conhecimento Produzido; (3) Família e Educação Sexual; (4) O Olhar do Profissional; (5) A Dimensão dos Alunos; (6) Sexualidade e Prática Educativa.  Esta revisão possibilitou compreender notórios avanços reflexivos, multidisciplinares, políticos, sociais, teóricos e práticos da educação sexual. Entretanto, apontam-se horizontes em que há muito a caminhar para se chegar a real e permanente inclusão da diversidade afetivo-sexual no ambiente educacional e na sociedade de um modo geral. Obtêm-se como desafio contemporâneo a formação e formação continuada, sobretudo dos profissionais da educação e da saúde cuja práxis emerge ao contato com tais aspectos da pluralidade afetivo-sexual. Tornando possível a promoção de delicadas estratégias para pertinentes diálogos com as demais matrizes de significados da vivência humana, como família, igreja, Estado e mídia.

Biografia do Autor

João Paulo Zerbinati, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara-SP.

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Membro do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq.

Maria Alves de Toledo Bruns, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP/Ribeirão Preto

Docente e Pesquisadora do programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-USP/Ribeirão Preto e Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq. 

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

ZERBINATI, J. P.; BRUNS, M. A. de T. Sexualidade e educação: revisão sistemática da Literatura Científica Nacional. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. 76–92, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16602. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: SEXUALIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA