Reflexões sobre variação linguística e ensino de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Variação Linguística, Ensino, Contato Linguístico.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a variação linguística e o ensino da Língua Portuguesa, considerando a relação fala e escrita, principalmente em contextos de contato linguístico, tendo em vista a necessidade de o professor elaborar um trabalho sistemático que dê conta dos desvios apresentados, pautando-se no conhecimento da própria língua. Sabemos que é no ambiente escolar que as variantes se encontram e torna-se visível a heterogeneidade linguística, bem como a influência causada pelas línguas de contato, e o papel do professor de línguas frente a essas diferenças e o ensino da norma culta precisam ser refletidos. Discutimos aqui a partir do embasamento teórico de autores como: Mollica (2009; 2015), Bortoni-Ricardo (2004; 2005) e Busse (2013; 2015), Bagno (2007; 2009), documentos oficiais que preconizam o ensino da Língua Portuguesa e demais autores da área para refletir sobre os caminhos que o aluno percorre até conhecer a sua língua e adequá-la às diferentes situações de interação.
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