Violência escolar: uma análise epidemiológica das publicações brasileiras

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, violência, estatística, medidas em epidemiologia.

Resumo

A violência é um fenômeno histórico que atinge toda a sociedade, que tem sido abordado nas últimas década sob diferentes perspectivas. Trata-se de um problema de origem multifatorial e complexo de grande interesse ao debate público. Em razão da proporção mundial que a situação atingiu, novas investigações foram instituídas a fim de identificar meios de intervir nesse cenário. Tendo isso em vista, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a produção científica na área de violência escolar, com foco na epidemiologia. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática a partir das seguintes bases de dados eletrônicas: Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo/USP e banco da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos). Ao aplicar os descritores “violência escolar” e “epidemiologia”, foram encontrados 818 estudos, e, após análise, 11 associaram-se ao tema. Os resultados apontaram que a violência experienciada e praticada pelos escolares assumiu diferentes faces, havendo cenários com vítimas e agressores de perfis diversificados. Dentre os principais tipos, as violências psicológica, física, sexual e o bullying se destacaram. Além disso, houve prevalência do sexo masculino como agressor e feminino como vítima. Evidenciou-se que o perfil dos familiares é um fator associado ao comportamento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elda Alves de Lacerda Campos, Universidade de Pernambuco (UPE).

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983). Professora assistente da Universidade de Pernambuco.UPE. Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Membro do Grupo de Pesquisas Teorias e Práticas em Doença, Saúde e Cura atuando na linha de pesquisa Estudos e ações de vigilância em saúde: tecnologias, inovações e intervenções. CNPq. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Mestre em Vigilância sobre Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas - UPE (2009). Concentra atividades voltadas para as áreas: Saúde coletiva e pública. Desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão sobre educação em saúde, imunização, relações de violência e implicação na saúde de idosos, política de atenção, mobilidade e constituição de sujeitos. Doutoranda do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE - UFRGS - 2018-2021.

Elton Gabriel Fernandes de Brito, Universidade de Pernambuco (UPE).

Graduando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Estagiário de iniciação científica no grupo de pesquisa Desenvolvimento, Nutrição, Fitoterapia e Higiene.

Paulo Adriano Schwingel, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduado em Educação Física na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor em Medicina e Saúde (PPgMS) na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professor Adjunto no Colegiado de Nutrição, Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UPE Campus Santo Amaro. Além disso, é Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS, e participa como especialista convidado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na UPE Campus Petrolina é líder do Grupo de Pesquisas em Desempenho Humano, pesquisando no Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano (LAPEDH) e orientando mestrado na linha de pesquisa "Práticas interdisciplinares, educação e diversidade". Na UPE Campus Santo Amaro orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa "Qualidade de vida, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de tecnologias em saúde". Na UFRGS orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa "Educação científica: processos de ensino e aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa". No CPB atua como Fisiologista Esportivo na Seleção Brasileira Permanente de Natação Paralímpica. Desenvolve trabalhos com marcadores nutricionais, fisiológicos, morfológicos, bioquímicos e cognitivos aplicados ao desempenho humano, pesquisando prioritariamente os seguintes temas: consumo de recursos ergogênicos lícitos e ilícitos entre praticantes de atividades físicas; novas tecnologias e microinformática aplicadas ao ensino das Ciências Humanas e da Saúde; efeitos do treinamento físico e da ingesta alimentar em distintas populações; avaliação e prescrição de atividades físico-esportivas para o alto rendimento.

Referências

ALENCASTRO, Lidiane Cristina da Silva. Ocorrência e características da violência sofrida e exercida por adolescentes escolares de Cuiabá, MT. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

ASSIS, Simone Gonçalves de (Org.); CONSTANTINO, Patrícia (Org.); AVANCI, Joviana Quintes (Org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2010.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre v. 4, n. 8, p. 432-443, 2002.

DAHLBERG, Linda Lee; KRUG, Etienne. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1163-1178, 2006.

DEBARBIEUX, Éric. Violência nas escolas: divergências sobre palavras e um desafio político. In: DEBERBIEUX, Éric; BLAYA, Catherine (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília, DF: Unesco, 2002. p. 57-87.

KRUG, Etienne et al. (Org.) Relatório mundial sobre violência e saúde. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 2002.

LAST, John. Murray. A dictionary of epidemiology. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 1995.

MALTA Deborah Carvalho et al. Situações de violência vivenciadas por estudantes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escola (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, p. 158-171, 2014.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying em escolares brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, p. 92-105, 2014.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, p. 3065-3076, 2010.

MARTÍNEZ, José William et al. Agresividad en los escolares y su relación con las normas familiares. Revista Colombiana de Psiquiatría, Bogotá, v. 37, n. 3, p. 365-377, 2008.

MASCARENHAS, Márcio Dênis Medeiros et al. Perfil epidemiológico dos atendimentos de emergência por violência no Sistema de Serviços Sentinelas de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) - Brasil, 2006. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 18, n. 1, p. 17-28, mar. 2009.

MELLO, Flávia Carvalho Malta et al. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017.

MELLO, Flávia Carvalho Malta et al. Bullying e fatores associados em adolescentes da Região Sudeste segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 19, p. 866-877, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde individual e coletiva. In: NJAINE, Kathie; CONSTANTINO, Patrícia; ASSIS, Simone Gonçalves de. Impactos da Violência na Saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. p. 21-42.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. 406 p.

QUEIROZ, Daniel da Rocha. Prevalência e fatores de risco associados a indicadores de violência física em adolescentes: análise comparativa entre os anos 2006 e 2011. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Hebiatria) – Universidade de Pernambuco, Camaragibe.

RIBEIRO, Iglê Moura Paz. Vivências de situações de violências por crianças e adolescentes de 11 a 18 anos moradoras do Recanto das Emas, Distrito Federal. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Brasília.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; GURGEL, Marcelo. Epidemiologia e Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2017.

SACRAMENTO, Lívia de Tartari; REZENDE, Manuel Morgado. Violências: lembrando alguns conceitos. Aletheia, n. 24, p. 95-104, dez. 2006.

SAVIOLI, Kátia Costa. Violência sofrida e perpetrada: estudo epidemiológico com escolares da rede pública de ensino em Fortaleza-CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

SILVA, Flaviany Ribeiro da; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

SOUZA, Edinilsa Ramos de; LIMA, Maria Luiza Carvalho de. Panorama da violência urbana no Brasil e suas capitais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, p. 1211-1222, 2006.

VALADEZ, Isabel et al. Maltrato entre iguales e intento suicida em sujetos adolescentes escolarizados. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 9, n. 2, p. 783-796, 2011.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2013: homicídios e juventude no Brasil. 2013.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

ALVES DE LACERDA CAMPOS, M. E.; FERNANDES DE BRITO, E. G.; SCHWINGEL, P. A. Violência escolar: uma análise epidemiológica das publicações brasileiras. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e21776, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21776. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO