Da mitificação coletiva: a visão do inferno no imaginário literário popular

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Memória, Imaginário mítico, Narrador, Eu-lírico.

Resumo

Muito tem se falado e pesquisado sobre a importância da memória para o estudo crítico da Literatura. Desde a memória individual, autobiográfica até as consolidações de fenômenos propostos pela memória coletiva como é o caso de um mito, que perpassa de geração em geração, recebendo atualizações. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparado entre duas obras de gêneros distintos: o conto O inferno de Graciliano Ramos e o cordel A chegada de Lampião no inferno de José Pacheco. A proposta é analisar de que forma o narrador e o eu-lírico, respectivamente, constroem a imagem do espaço do inferno. Com uma das principais vertentes sendo o imaginário popular e, mais especificamente, o imaginário cristão. Partindo da premissa da memória individual traçada no conto de Graciliano e chegando às considerações coletivas transmitidas e perpetuadas pelos cordelistas.  Sob a ótica de teóricos como Maurice Halbwachs, que contribui de forma elucidativa com o advento da memória coletiva; Luis Alberto Brandão, que enfoca a expansão do espaço literário; as contribuições de Carlos Alberto Nogueira e João Libânio, que fazem uma investigação histórica acerca do imaginário cristão, pretendemos entender que o imaginário é construído, propagado e re(inventado) levando em conta os aspectos culturais e morais de determinado grupo social, bem como da persistência de alguns mitos até os dias de hoje. Para tanto, ainda contamos com a teoria de Antonio Candido sobre Literatura e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Maria Moreira Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN - Campos Pau dos Ferros.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É especialista em Estudos Literários também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). É Mestra pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN , na linha de pesquisa: "Literatura, crítica e cultura", (2017) e doutoranda na mesma linha de pesquisa, também na UERN (2019).

Maria Aparecida da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000); Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001); Mestre em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutora em Estudos da Linguagem (Área de concentração: Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com Doutorado sanduíche na Faculdade de Letras - FLUC - Universidade de Coimbra - Portugal. Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2019. Professora Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - UERN. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura- GECLIT - e Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura de Língua Portuguesa - GPORT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. É autora do livro: A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge, (EdUFRN, 2015)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.

BRANDÃO, Luis Alberto. Espaços literários e suas expansões. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte, n. 15, jan. 2007, p. 207- 220.

BRANDÃO, Luis Alberto. Breve história do espaço na teoria da literatura. Cerrados. Brasília, n.19, 2005,p. 115-134.

BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T.A.Queiroz, 2000.

FRANÇA, Marcos Antônio Pessoa de. Para rir até chorar... com a cultura popular. João Pessoa: Sant’ana, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Revista dos tribunais, 1990.

NOGUEIRA, Carlos Roberto. O diabo no imaginário cristão. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

PACHECO, José. A chegada de Lampião no inferno. Disponível em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=103&cat=Cordel

RAMOS, Graciliano. O inferno. In: RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

MOREIRA LOPES, E. M.; DA COSTA, M. A. Da mitificação coletiva: a visão do inferno no imaginário literário popular. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22858, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22858. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] MITOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS