A poesia popular e os signos religiosos: arte e criticidade na poesia popular de Patativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.24747
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Palavras-chave:

Patativa do Assaré, Cultura popular, Religiosidade.

Resumo

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, atuou como sujeito enunciador que se utilizou da cultura popular nordestina para a elaboração de uma obra cuja temática abarca todos os aspectos relacionados à formação da identidade sertaneja. Oriundas de uma cultura colonial, que incutiu o cristianismo como vertente primordial da formação moral, e também entregues ao esquecimento e ao desprezo institucional, a religiosidade serviu como norte e amparo às populações pobres da região Nordeste. Os signos religiosos, dessa forma, foram cruciais para a produção da poesia popular, cabe, então, perceber como essa temática, na poesia popular, contribuiu para a conscientização e construção de criticidade, uma vez que o público a quem essa produção se dirigia, sempre esteve privado de direitos sociais universais. 

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Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, FACELI (Faculdade de Ensino Superior de Linhares).

Possui graduação em Letras - Inglês  (2003) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é professor titular na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), atuando nos cursos de Pedagogia e Administração nas ementas de Literatura infantojuvenil, Fundamentos teóricos e metodológicos da Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

LEONARDELI, P. B. A poesia popular e os signos religiosos: arte e criticidade na poesia popular de Patativa. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e24747, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.24747. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/24747. Acesso em: 29 maio. 2025.

Edição

Seção

[DT] À MARGEM: RESISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS NA LITERATURA BRASILEIRA