A INFÂNCIA NA IDADE MÉDIA (SÉC. XIV AO XVI): DISCUSSÕES PERTINENTES
Palavras-chave:
Infância, História, Historiografia, Arte.Resumo
O enfoque dessa análise está concentrado em alguns aspectos relacionados à forma como a infância medieval é apresentada na historiografia atual e a representação de crianças em algumas obras do pintor flamengo Pieter Bruegel, o Velho. O estudo da História da infância, apesar de recente, envolve discursos de muitas áreas de conhecimento e discussões acirradas. O processo histórico que envolve este conceito inclui questões que vão além dos fatores biológicos, dependendo do contexto e das condições sócio-culturais, e considerando a produção discursiva e os lugares sociais atribuídos à infância em diferentes épocas. Utilizou-se por metodologia a pesquisa bibliográfica visando o debate historiográfico e a análise de imagem. Busca-se apontar diferentes análises sobre as concepções da presença ou ausência do “sentimento de infância” na Idade Média. A importância da discussão a respeito da infância medieval não está localizada na busca de veracidade em cada argumentação, mas na polifonia discursiva que atravessa, diferindo nas concepções de infância, ou seja, a forma como as crianças são percebidas e inseridas nas sociedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.