Do efeito de unheimlich à rememoração: o percurso narrativo da personagem Marion Post no filme A outra (1988), de Woody Allen
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27769Palavras-chave:
Narração, unheimlich, A Outra, Woody Allen.Resumo
Nossa análise demonstra como se desenvolve o percurso narrativo da personagem – dos efeitos de unheimlich sentidos pela protagonista Marion Post até à rememoração do seu passado –, cuja força a faz sair de seu enclausuramento narcísico no tempo presente e, assim, proporciona a ela novas possibilidades para o futuro. Nessa perspectiva, tomamos como ponto de ancoragem teórica a psicanálise, com Freud (2019), e o conceito de rememoração da filosofia da história de Walter Benjamin, tal como explica a filósofa Jeanne Marie Gagnebin (2014). Ao vincular os pensamentos de Benjamin e Freud, a autora enfatiza a relação da memória com as reflexões sobre a narração e sobre a “escrita da história”, seja ela uma história autobiográfica ou uma história coletiva. Através da narrativa fílmica, o diretor Woody Allen elabora novas formas de narrar os conflitos e os sofrimentos do sujeito moderno ao explorar os moldes clássicos do cinema hollywoodiano, como o melodrama, e de estratégias narrativas já bem aceitas pela cultura de massa, como o fantástico e a metaficção. Deste modo, o diretor atualiza esses recursos de forma crítica e criativa, transformando-os em produtos da cultura contemporânea com alta relevância estética, diferindo-os, assim, da maioria dos filmes comerciais da indústria hollywoodiana.
Downloads
Referências
A OUTRA. Direção: Woody Allen. Produção: Jack Rollins e Charles H. Joffe. Manaus (AM): Microservice Tecnologia Digital da Amazônia Ltda., 2010. 1 DVD (81 min).
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DICKINSON, Emily. Alguns poemas. Tradução: José Lira. São Paulo: Iluminuras, 2008.
FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos: seguido de O homem da areia, de E.T.A. Hoffmann. Trad. Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O trabalho de rememoração de Penélope. In: Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 217-248.
RILKE, Rainer Maria. The selected poetry of Rainer Maria Rilke. Tradução: Stephen Mitchell. New York: Random House, 1982. EDisponível em: https://b-ok.lat/book/2327998/43fb59. Acesso em: 06 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.