A segmentação não convencional (hipossegmentação) em produções escritas de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28696
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Fala, Escrita, Segmentação não convencional

Resumo

Este artigo apresenta dados relativos à segmentação não convencional de palavras, especificamente o fenômeno de hipossegmentação, presente em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. Tem-se o objetivo de analisar o fenômeno da hipossegmentação (junção indevida de palavras) e as possíveis motivações para a sua realização nas produções textuais dos estudantes. As reflexões fundamentam-se em autores da área da fonética, fonologia e variação linguística como Bisol (2000, 2005), Bortoni-Ricardo (2005), Busse (2013), Cagliari (2006, 2009), Mollica (2004) e Oliveira (2005). Com relação aos procedimentos metodológicos, destaca-se que este estudo pressupõe os processos qualitativos interpretativistas, desse modo, os resultados foram gerados a partir de uma perspectiva metodológica amparada na Linguística Aplicada. A partir da pesquisa realizada, constata-se que os desvios ortográficos presentes nas produções dos estudantes são resultantes do trânsito de práticas sociais orais para práticas sistematizadas de escrita, assim, evidenciam as hipóteses construídas pelos estudantes durante o processo de aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa. Os dados reiteram a necessidade do trabalho sistêmico e permanente com os aspectos fonográficos da língua, cabendo ao professor a análise das produções textuais dos alunos com o intuito de atestar as eventuais dúvidas dos estudantes, e considerar os desvios como parte integrante do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Montrezol Diniz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016). Mestranda em Letras pela Unioeste. É servidora municipal no cargo de professor de Educação Infantil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Sanimar Busse, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). Mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professor efetivo (dedicação integral) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Letras, com ênfase em Fonética, Fonologia, Morfologia, História e Formação da Língua Portuguesa, no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Letras. Professora e orientadora de professores da rede estadual de ensino, do Programa de Desenvolvimento de Educação - PDE/PR. Coordenação do Subprojeto de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, campus de Cascavel. (Edital nº 61/2013 - PIBID/CAPES). Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Letras (Resolução 277/2011-CEPE). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS. 

Stefani Alves do Carmo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade (UNIOESTE/2021). Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Receptivas Literaturas (UNIOESTE/2018). Participante do Grupo de Estudos "Atlas das Línguas em contato na Fronteira - ALCF", vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Thais Goldeff Hahn, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestranda em Letras com área de concentração em Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- (UNIOESTE)(2020), onde realizo pesquisa em Análise de Discurso de filiação francesa com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES). Também realizo pesquisa pelo Grupo de Pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas Linguagens (IFPR) (2017-), pelo projeto de pesquisa "Inclusão das pessoas com deficiência e necessidades específicas: Análise dos documentos oficiais dos Institutos Federais da Região Sul " (IFPR) (2020-) e pelo Grupo de Estudos em Teorias do Discurso (UFFS) (2020-). Sou acadêmica formanda de Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- (UNIOESTE) (2016 -). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal Fronteira Sul - (UFFS) (2018), especialista em Literatura Inglesa e em Língua Portuguesa: redação e oratória pela Universidade Barão de Maúa (2016). Graduada em Letras com habilitação em: português, inglês, espanhol e suas respectivas literaturas pela faculdade Vizivali (2014).

Referências

ABAURRE, Maria Bernadete Marques; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade. (Orgs.) Cenas de aquisição da escrita. Campinas: Associação de Leitura do Brasil (ALB); Mercado das Letras, 1997.

BISOL, Leda. O clítico e seu status prosódico. Revista de Estudos de Linguagem, Belo Horizonte v. 9, n. 1, p. 5-30, 2000.

BISOL, Leda. O clítico e o seu hospedeiro. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 163-184, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BUDKE, Ariane Bones; BUSSE, Sanimar. Reflexões sobre a aquisição de escrita em contextos multilíngues: uma abordagem sobre as segmentações não convencionais. Web-Revista SOCIODIALETO – NUPESDD / LALIMU, v. 9, n. 25, jul. 2018.

BUSSE, Sanimar. Variação linguística e ensino: os desafios do ensino em Língua Portuguesa. In: COSTAHÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Práticas sociais da linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2006.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

CARMO, Stefani Alves do; BUSSE, Sanimar. Relação fala e escrita: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. 21-35, set./dez. 2021.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CUNHA, Ana Paula Nobre. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2004.

CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição de escrita: a influência da prosódia. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 127-148, 2009.

FERREIRA, Adriana Alexandra; BUSSE, Sanimar. Processos fonológicos e escrita ortográfica em produções textuais do ensino fundamental. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, jan./mar., p. 233-256, 2019.

MIRANDA, Ana Ruth Moresco; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto. Aquisição da Fala e da Escrita: relações com a Fonologia. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 35, p. 359-405, jan./abr. 2010.

MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MORAIS, Arthur Gomes de. Ortografia: este peculiar objeto de conhecimento. In: MORAIS, Arthur Gomes de. (org.). O aprendizado da ortografia. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento lingüístico e apropriação do sistema de escrita: Caderno do Formador/Marco Antônio de Oliveira. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 3. ed. Rio de Janeiro: Método, 2017.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

MONTREZOL DINIZ, A. C.; BUSSE, S.; ALVES DO CARMO, S.; GOLDEFF HAHN, T. A segmentação não convencional (hipossegmentação) em produções escritas de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental . Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e28696, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.28696. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28696. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM