O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste

análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28871
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Ethos, processos referenciais, ementos na primeira pessoa do plural com função exclusiva, identidade contrastiva

Resumo

Neste artigo, apresenta-se investigação sobre estratégias linguísticas usadas para a construção do ethos de um candidato indígena em texto argumentativo, produzido no XVI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná/2016/Unioeste. Especificamente, em uma abordagem qualitativa, objetiva-se analisar a construção do ethos por meio do processo de referenciação na constituição dos objetos de discurso “índio” e “povos indígenas” e os usos da primeira pessoa do plural (verbos flexionados e pronomes), principalmente com função exclusiva. Para isso, o aporte teórico que embasa as análises da construção do ethos por meio do processo de referenciação e dos elementos linguísticos na primeira pessoa do plural parte da abordagem sociocognitivo-interacionista e de propostas multidisciplinares relacionadas à Argumentação, como a Retórica, a Linguística Textual, a Linguística Cognitiva e a Pragmática. Constata-se que o processo de referenciação e modalizadores com função exclusiva são mobilizados pelo vestibulando para a construção de um ethos contrastivo (indígena e/ou não indígena), sinalizam o ponto de vista do produtor e conduzem a orientação argumentativa do texto, por meio da composição triádica ethos, pathos e logos.

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Biografia do Autor

Eviliane Bernardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí (IFPR/Paranavaí).

Renan Paulo Bini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutorando em Letras da Unioeste e Bolsista da Capes; Mestre em Letras; Especialista em Marketing, Propaganda e Vendas; Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo; e Graduado em Letras Português/Italiano.

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Letras, do Profletras e da Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

BERNARDI, E.; BINI, R. P.; SELLA, A. F. O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste: análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e28871, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.28871. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28871. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM