Imagens e método documentário de interpretação na investigação qualitativa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29171

Palavras-chave:

Imagem, representação visual, análise formal, método documentário

Resumo

A partir de uma revisão bibliográfica, o presente texto argumenta sobre a importância da alfabetização e da interpretação das imagens para a investigação qualitativa em educação. A fundamentação teórica se baseia principalmente em Santaella (2012) que trata sobre as noções de representação visual, destacando que as imagens diferem de acordo com a finalidade a que se destinam, pois possuem diferentes funções e significados. Bohnsack (2007) propõe o método documentário de interpretação e enfatiza sua relevância no tratamento das imagens no âmbito da pesquisa qualitativa. Constata-se a potente contribuição das teorias dos dois autores para as pesquisas sobre as imagens, tanto para a análise formal dos elementos que as compõem quanto para os sentidos e as visões de mundo presentes nas mesmas. O texto apresenta duas imagens que nos possibilitam refletir sobre a importância da análise e da alfabetização visual, uma fotografia produzida por Sebastião Salgado que denuncia as condições de invisibilidade em que vivem comunidades camponesas e indígenas da América Latina, e uma imagem de publicidade, endereçada a determinados públicos, com o objetivo de exortar ao consumo, articulando questões que envolvem gênero. Destaca-se a potência da alfabetização visual, da análise e interpretação de imagens, para demonstrar processos que vem produzir invisibilidade de grupos sociais, estratégias de hierarquização de classes e grupos sociais, bem como desigualdades de gênero e raça.

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Biografia do Autor

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da UFPel; Mestre em Artes Visuais (CA/UFPel); Especialista em Artes Visuais - Terminalidade: Ensino (PPGAV/CA/UFPel); Graduada em Artes Visuais.

Maria Cecilia Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação; professora na Faculdade de Educação/FAE e do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal de Pelotas/UFPel

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

SOUZA, F. L. de; LEITE, M. C. L. Imagens e método documentário de interpretação na investigação qualitativa em educação. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29171, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29171. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29171. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO