Corpos que se dizem

a mulher moradora de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29276

Palavras-chave:

Discurso, corpo, moradora de rua

Resumo

Este artigo analisa dois recortes discursivos referentes a uma entrevista com duas moradoras de rua a respeito da autopercepção de seus corpos em meio à situação de miserabilidade que vivem. Buscamos, por meio da análise, problematizar os efeitos de sentido que se estabelecem no discurso em razão de uma memória que, ignorante à posição-sujeito ocupada pelas duas mulheres, faz com que elas anunciem, num dos casos, um discurso investido de uma vaidade que performatiza o seu pertencimento a uma formação discursiva da feminilidade. O discurso em cena permite vislumbrar o trabalho de uma memória que mobiliza os dizeres para além de um aspecto econômico-social ocupado pelos sujeitos moradoras de rua. O segundo recorte em cena problematiza como o discurso sobre si ressignifica o lugar de exclusão, no sentido de que a rua é um espaço de excluídos, mas é o lar de quem o habita. Considerando os dois recortes enunciativos é possível avaliar os estereótipos e imaginários sociais presentes nos discursos tomados para reflexão. O artigo tem como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso de linha francesa fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil a partir dos estudos de Orlandi e demais pesquisadores que se alinham à teoria; a pesquisa é de caráter qualitativo-interpretativista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Thais Hirata, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pós-graduada em Comunicação Comunitária e Popular pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Maringá (2005). Tem experiência na área de Comunicação, Educomunicação e Comunicação Comunitária e Popular. Estuda discursos, escuta e silenciamento.

Luciane Thomé Schröder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Lonrina (UEL). Docente do curso de graduação em Letras e vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), nível de mestrado e doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na mesma universidade. https://orcid.org/0000-0002-6208-9587. E-mail: ltschroder@gmail.com

Referências

FRANGELLA, S., RUI, T. Corpos Precários: apontamentos para a relação entre corpo e cidade, Política e Trabalho. Revista de Ciências Sociais 47 [Número Temático “O Corpo na Pesquisa Social”], 2017.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Ligia M. Ponde Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOMES FILHO, J. ; SOUZA, I. L. Identidade, discurso e poder do morador de rua: a construção de uma utopia através do jornal 'Aurora da Rua'. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS DE LINGUAGEM, 8., 2014, Vitória da Conquista. Anais [...].Vitoria da Conquista: UESB, 2014. v. 8. p. 89-96.

LAGAZZI, S. Linha de Passe: a materialidade significante em análise. RUA, [S. l.], n. 16, v. 2, 2010.

LEANDRO FERREIRA, M. C. O corpo como materialidade discursiva. Redisco, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, 2013, p. 77-82. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/redisco/article/viewFile/1996/1723.Acesso em: 27 jul. 2020.

MILANEZ, N. Mídia e História: deslocamentos do corpo, do sexo e da memória. In: SANTOS, J. C.; FERNANDES, C. A. (org.). Análise do Discurso: objetos literários e midiáticos. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006.

ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2001a.

ORLANDI, E. P. Eu, Tu, Ele – Discurso e real da história. 2. ed. Campinas: Pontes, 2017a.

ORLANDI, E. P. Processos de significação, corpo e sujeito. In: ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2017b.

ORLANDI, E. P. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. In: RUA, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 187-198, nov. 2015.

PÊCHEUX, M. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 2. ed. São Paulo: Pontes, 1997.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

HIRATA, F. T.; SCHRÖDER, L. T. Corpos que se dizem: a mulher moradora de rua. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29276, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29276. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29276. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM