Produção performática

a reflexão sobre o uso expressivo do corpo na Piada do touro em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30005
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

Piada, Performance, Humor surdo

Resumo

Este artigo relaciona-se à temática da literatura de humor em língua de sinais brasileira (Libras). Tem como objetivo a reflexão sobre o uso expressivo do corpo e produção performática de Piada do Touro em Libras, disponível no canal Na Palma da Mão (2020) na plataforma YouTube. Ancorados nos estudos teóricos de Zumthor (2018), Sutton-Spence (2021), Silva (2018) entre outros que se dedicam ao estudo de produções performáticas, pretende-se, por meio de uma pesquisa de documental em fonte audiovisual, descrever e discutir a piada do Touro em Libras por meio de uma reflexão crítica sobre produções performáticas, movimento e corpo. O sinalizador, Alberto de Oliveira Leite, opera no entrecruzamento da literatura em Libras e da arte dramática, na medida em que materializa num acontecimento cênico o resultado do trabalho criativo desenvolvido a partir de uma piada já conhecida pela comunidade surda. Na performance, as formas físicas e ações materializadas no corpo do sinalizador se integram ao conteúdo da mensagem, dando visibilidade à comunidade surda, historicamente oprimida pelos ouvintes, invertendo a norma vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e especialização "Latu-Sensu" em Língua Espanhola e Cultura hispânica (2007) pelo Centro de Ensino Superior - CESV. Defendeu, em 2010, pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFES. Em 2015, defendeu o doutorado em Letras também na UFES, onde atualmente trabalha como professora do curso Letras Libras Bacharelado. Seus atuais temas de interesse e pesquisa são a Tradução e o Ensino de Português para surdos, Ensino de língua e literatura para surdos e Literatura em língua de sinais. Integra o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação e coordena o Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/Ufes). E-mail: arleneincrivel@gmail.com (Texto informado pelo autor)

Amanda Caroline Furtado Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Letras (PPGL Programa de Pós-Graduação em Letras) da UFES, Vitória (2020/2). Graduada em Pedagogia - Multivix polo Nova Venécia-ES (2015). Graduanda em Letras-Libras/Língua Portuguesa - Universidade Estácio de Sá polo São Mateus-ES (2020). Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Curso de Professor Instrutor de Libras - ELLO (2016). Extensão universitária em Libras, Básico e Intermediário - Faculdade Vale do Cricaré, FVC (2015). Curso Básico de Libras Nível Intermediário (2012) e Nível l (2011) - Instituto de Educação e Libras (IELBS). Atuei como Instrutora e professora de Libras na SEDU - Secretaria do Estado de Educação do Espírito Santo no ano 2012 à 2020 e na Prefeitura de São Mateus-ES no ano 2018. Ministrei como professora voluntária de Libras no Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES - Campus São Mateus (códigos da disciplina - ECH12032 e ECH11373) no ano 2018. Atualmente atuo como Professora de Libras na SEDU. Tem experiência na área de Educação, Libras e Literatura Surda. 

Referências

A PIADA do touro. Coordenação de Arlene Batista. Tradutor surdo: Alberto de Oliveira Leite. Intérprete de Libras: Arlene Batista. Operação de câmera: Marceli Rodrigues. Montagem e efeitos visuais: João Roney. Ilustração: Carolina Sperandio. Espírito Santo: Na Palma da Mão, 2020. (6,54 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=10FfOFT-cpA. Acesso em: 27 set. 2022.

BERTOLINO, Linda Maria de Jesus; LIMA, Rogério. Literatura, um patrimônio educacional de reflexão social e política. In: Revista Palimpsesto, v. 17, n. 27, Rio de Janeiro, 2018, p. 172-187. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/38380. Acesso em: 29 set. 2022

CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. Rio de Janeiro. Editora Ouro Sobre Azul. 2004.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. In: Cadernos de Educação. Pelotas/RS: UFPEL, 2010. p. 155-174. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/156. Acesso em: 30 set. 2022

KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia (org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

MORGADO, M. Literatura em língua gestual. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia (org.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ROSE, D. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Arlene Batista. Literatura em Libras e Educação Literária de Surdos: Um Estudo da Coleção “Educação de Surdos” e de Vídeos Literários em Libras Compartilhados na Internet. 2015. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2015.

SILVA, Arlene Batista. Performatividade na construção do humor em piadas em libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC “Circulação, tramas & sentidos na Literatura”, 1., 2018, online. Anais [...]. [S. l.]: ABRALIC, 2018. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547745920.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

SILVEIRA, C. H. Literatura surda: Análise da circulação de piadas clássicas em língua de sinais. 2015. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura em libras. Tradução Gustavo Gusmão. 1. ed. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2021. Disponível em: http://www.literaturaemlibras.com/leitura-impressa. Acesso em: 29 set 2022.

SUTTON-SPENCE, R.; QUADROS, R. M. Performance poética em Sinais: o que a audiência precisa para entender a poesia em sinais. In: STUMPF, Marianne Rossi; QUADROS, Ronice Müller; LEITE, Tarcísio de Arantes (org.). Estudos da língua brasileira de sinais. Florianópolis: Insular: 2014.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: ed. UBU, 2018.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

SILVA, A. B. da; CAROLINE FURTADO FREITAS, A. Produção performática: a reflexão sobre o uso expressivo do corpo na Piada do touro em Libras . Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e30005, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.30005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30005. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

[DT] ARTES, PERFORMANCES E INTERARTES NA CENA DO CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO