Produção performática

a reflexão sobre o uso expressivo do corpo na Piada do touro em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30005
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

Piada, Performance, Humor surdo

Resumo

Este artigo relaciona-se à temática da literatura de humor em língua de sinais brasileira (Libras). Tem como objetivo a reflexão sobre o uso expressivo do corpo e produção performática de Piada do Touro em Libras, disponível no canal Na Palma da Mão (2020) na plataforma YouTube. Ancorados nos estudos teóricos de Zumthor (2018), Sutton-Spence (2021), Silva (2018) entre outros que se dedicam ao estudo de produções performáticas, pretende-se, por meio de uma pesquisa de documental em fonte audiovisual, descrever e discutir a piada do Touro em Libras por meio de uma reflexão crítica sobre produções performáticas, movimento e corpo. O sinalizador, Alberto de Oliveira Leite, opera no entrecruzamento da literatura em Libras e da arte dramática, na medida em que materializa num acontecimento cênico o resultado do trabalho criativo desenvolvido a partir de uma piada já conhecida pela comunidade surda. Na performance, as formas físicas e ações materializadas no corpo do sinalizador se integram ao conteúdo da mensagem, dando visibilidade à comunidade surda, historicamente oprimida pelos ouvintes, invertendo a norma vigente.

Downloads

Biografia do Autor

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e especialização "Latu-Sensu" em Língua Espanhola e Cultura hispânica (2007) pelo Centro de Ensino Superior - CESV. Defendeu, em 2010, pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFES. Em 2015, defendeu o doutorado em Letras também na UFES, onde atualmente trabalha como professora do curso Letras Libras Bacharelado. Seus atuais temas de interesse e pesquisa são a Tradução e o Ensino de Português para surdos, Ensino de língua e literatura para surdos e Literatura em língua de sinais. Integra o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação e coordena o Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/Ufes). E-mail: arleneincrivel@gmail.com (Texto informado pelo autor)

Amanda Caroline Furtado Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Letras (PPGL Programa de Pós-Graduação em Letras) da UFES, Vitória (2020/2). Graduada em Pedagogia - Multivix polo Nova Venécia-ES (2015). Graduanda em Letras-Libras/Língua Portuguesa - Universidade Estácio de Sá polo São Mateus-ES (2020). Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Curso de Professor Instrutor de Libras - ELLO (2016). Extensão universitária em Libras, Básico e Intermediário - Faculdade Vale do Cricaré, FVC (2015). Curso Básico de Libras Nível Intermediário (2012) e Nível l (2011) - Instituto de Educação e Libras (IELBS). Atuei como Instrutora e professora de Libras na SEDU - Secretaria do Estado de Educação do Espírito Santo no ano 2012 à 2020 e na Prefeitura de São Mateus-ES no ano 2018. Ministrei como professora voluntária de Libras no Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES - Campus São Mateus (códigos da disciplina - ECH12032 e ECH11373) no ano 2018. Atualmente atuo como Professora de Libras na SEDU. Tem experiência na área de Educação, Libras e Literatura Surda. 

Referências

A PIADA do touro. Coordenação de Arlene Batista. Tradutor surdo: Alberto de Oliveira Leite. Intérprete de Libras: Arlene Batista. Operação de câmera: Marceli Rodrigues. Montagem e efeitos visuais: João Roney. Ilustração: Carolina Sperandio. Espírito Santo: Na Palma da Mão, 2020. (6,54 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=10FfOFT-cpA. Acesso em: 27 set. 2022.

BERTOLINO, Linda Maria de Jesus; LIMA, Rogério. Literatura, um patrimônio educacional de reflexão social e política. In: Revista Palimpsesto, v. 17, n. 27, Rio de Janeiro, 2018, p. 172-187. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/38380. Acesso em: 29 set. 2022

CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. Rio de Janeiro. Editora Ouro Sobre Azul. 2004.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. In: Cadernos de Educação. Pelotas/RS: UFPEL, 2010. p. 155-174. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/156. Acesso em: 30 set. 2022

KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia (org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

MORGADO, M. Literatura em língua gestual. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia (org.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ROSE, D. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Arlene Batista. Literatura em Libras e Educação Literária de Surdos: Um Estudo da Coleção “Educação de Surdos” e de Vídeos Literários em Libras Compartilhados na Internet. 2015. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2015.

SILVA, Arlene Batista. Performatividade na construção do humor em piadas em libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC “Circulação, tramas & sentidos na Literatura”, 1., 2018, online. Anais [...]. [S. l.]: ABRALIC, 2018. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547745920.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

SILVEIRA, C. H. Literatura surda: Análise da circulação de piadas clássicas em língua de sinais. 2015. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura em libras. Tradução Gustavo Gusmão. 1. ed. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2021. Disponível em: http://www.literaturaemlibras.com/leitura-impressa. Acesso em: 29 set 2022.

SUTTON-SPENCE, R.; QUADROS, R. M. Performance poética em Sinais: o que a audiência precisa para entender a poesia em sinais. In: STUMPF, Marianne Rossi; QUADROS, Ronice Müller; LEITE, Tarcísio de Arantes (org.). Estudos da língua brasileira de sinais. Florianópolis: Insular: 2014.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: ed. UBU, 2018.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

SILVA, A. B. da; CAROLINE FURTADO FREITAS, A. Produção performática: a reflexão sobre o uso expressivo do corpo na Piada do touro em Libras . Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e30005, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.30005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30005. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

[DT] ARTES, PERFORMANCES E INTERARTES NA CENA DO CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO