Literatura e teatro
acessibilidade e inclusão
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30084Palavras-chave:
Teatro, Literatura, Inclusão de Surdos, Acessibilidade CulturalResumo
Este artigo apresenta reflexões acerca da relação entre literatura e teatro inclusivo, por entendermos que além do potencial artístico e criador, o teatro é um recurso valioso para a expressão de sentimentos, ideias, bem como para promover o respeito às opiniões e à diversidade. Para a organização e execução da peça que teve como objetivo promover a inclusão cultural e dar visibilidade a questões linguísticas e culturais das pessoas surdas contamos com a participação de acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus de Realeza, PR, que compõem o grupo de teatro ‘Turma da Inventação”. A obra Marcelo, Marmelo, Martelo (2011) de Ruth Rocha serviu de inspiração para a peça de teatro. Neste estudo, temos como substrato teórico, autores como -Roland Barthes (1987, 2004); Haroldo de Campos (2006); Augusto Boal (1988); Maria Lucia Pupo (1991,1997); Karin Strobel (2008). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, por meio de oficinas de dramaturgia e reuniões de estudo acerca da expressão da arte pelo teatro e a relação com a cultura surda, incluiu-se também o ensino aprendizagem da Libras aos atores. O projeto de teatro inclusivo desenvolvido, possibilitou aos acadêmicos, a experiência com o texto cênico, como forma de expressão de sentimentos e discussão sobre conflitos do próprio contexto e contribuiu para a sensibilização da comunidade acadêmica e da comunidade externa para temas caros como a acessibilidade cultural.
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