A inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.30801

Palavras-chave:

língua adicional, formação acadêmica, ensino fundamental I

Resumo

As reflexões apresentadas neste estudo buscam instigar as instituições de ensino superior a repensar o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Letras e Pedagogia. Portanto, com base em uma metodologia documental e interpretativista, pretende-se responder a duas questões: 1) O Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contempla o ensino de língua adicional no Ensino Fundamental I? 2) Os Cursos de Letras e Pedagogia formam o docente para atuar com a língua adicional no Ensino Fundamental I? Na tentativa de responder a essas perguntas, buscou-se nos estudos realizados por Sabadin (2006), e por meio de uma busca documental, analisar os documentos oficiais norteadores do ensino da língua adicional. Esta investigação se justifica pela necessidade da compreensão dos documentos oficiais no que se refere ao ensino da língua adicional, e de que forma esse ensino é contemplado no Currículo Municipal de Cascavel e como ocorre a capacitação dos docentes que atuam nessa área. Os resultados apontam que apenas a formação acadêmica não consegue atender a todos os desafios que os futuros docentes enfrentarão em sua prática pedagógica, assim como, as orientações da BNCC (Brasil, 2018) carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para as línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Neri Sabadin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ministra cursos de atualização profissional para professores de Língua Inglesa, Coordenadora da Prática de Ensino, Supervisora e Orientadora de Estágio. Pesquisas na área de Formação de Professor, produção de material didático, ensino da língua adicional para crianças, planejamento e avaliação e sobre as crenças e atitudes linguísticas em comunidades de fronteira. Integrante do grupo de Pesquisa Linguagem e Sociedade. Foi Coordenadora Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês, na Unioeste (2017 a 2019), coordenou PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) em Línguas Estrangeiras Modernas (2007-2017), ministrou e orientou Trabalhos de Conclusão de Curso, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Língua Inglesa, na Modalidade a Distância (NEaDUNI).

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/hospitais-universitarios/rehuf/30000-uncategorised/90801-educacao-plurilingue. Acesso em: 01 de julho de 2022.

BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação da Educação Nacional. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=4024&ano=1961&ato=339o3YU5keVRVT7a7. Acesso em: 28 maio 2019.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o Ensino de 1 º e 2º Graus, e de outras providencias. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm#:~:text=Art.,o%20exerc%C3%ADcio%20consciente%20da%20cidadania. Acesso em: 28 maio 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 31 nov. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1 de 01 de fevereiro de 2005. Estabelece normas para o apostilamento, em diplomas de cursos de graduação em Pedagogia, do direito ao exercício do magistério nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN12005.pdf?query=Cursos%20T%C3%A9cnicos. Acesso em: 28 maio 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de fevereiro de 2009, Seção 1, p. 16. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=downl oad&alias=12130-rcp01-09-pdf&category_slug=dezembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL Resolução CNE/CP 1/2011. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de março de 2011 – Seção 1 – p. 14-15 Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/210/resolucao-cne-cp-n-1. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 8 de janeiro de 2015 – Seção 1 – p. 11-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16870-res-cne-cp-001-07012015&category_slug=janeiro-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de agosto de 2017, Seção 1, p. 26. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70141-rcp001-17-pdf/file. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2020. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de outubro de 2020, Seção 1, p. 103-106. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12020.pdf?query=Educacao%20Ambiental. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2022. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de maio de 2022, Seção 1, p. 234-235. Disponível em: h http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=236781-rcp001-22&category_slug=maio-2022-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos – orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília, MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund /ensifund9anobasefinal.pdf . Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. MEC/SEF, Brasília, DF, 1998.

CASCAVEL (PR). Secretaria Municipal de Educação. Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: volume II: Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Cascavel: SEMED, 2020.

LIBERALI, F. C. O Desenvolvimento Reflexivo do Professor. The Especialist, v. 17.1, p. 19-37, 1996.

MAGALHÃES, M. C. C. (org.). A Formação do professor como um profissional reflexivo: linguagem e reflexão. Mercado de Letras, Campinas, São Paulo, 2002.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Referencial Curricular do Paraná. SEED, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em: 20 abr. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo da rede estadual paranaense. SEED, Curitiba, 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 20 abr. 2022.

PARANÁ. Superintendência da Educação. Diretrizes curriculares orientadoras para o ensino da rede estadual da educação básica de língua estrangeira moderna. SEED, DEB, Curitiba, Paraná, 2008.

SABADIN, M.N. O ensino de inglês em uma escola pública municipal do oeste paranaense: um estudo de caso etnográfico. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2006.

SCHLATTER, M; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais (espanhol e inglês). In: RIO GRANDE Do SUL, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico (org.). Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, v. 1, p.125-172, 2009.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ Projeto Político Pedagógico: Curso de Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, do campus de Cascavel, Paraná, 2021. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=8613. Acesso em: 03 dez. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ Projeto Político Pedagógico: Resolução nº 265/2016-CEPE, de 08 de dezembro de 2016. Curso de Pedagogia do campus Cascavel, 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/prograd-outros/cursos-campus-todos/cascavelcursos?campi=0&curso=%20CSC0046. Acesso em: 03 dez. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução nº 214 /2015-CEPE, de 10 de dez. de 2015. Alterada pela Resolução nº 313/2017-CEPE, de 30 de novembro de 2017. Curso de Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, do campus de Cascavel, Paraná, 2020. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/downloadarqCntCodigo=8613. Acesso em: 03 dez. 2021.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

SABADIN, M. N. A inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e30801, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.30801. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30801. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM