CEGUEIRA E SOLIDARIEDADE EM “A PESSOA É PARA O QUE NASCE”
Palavras-chave:
Discurso, Cinema, Sujeito, Corpo.Resumo
Este estudo objetiva analisar os efeitos de sentido sobre o corpo e a solidariedade no documentário “a pessoa é para o que nasce” (2006, direção de roberto berliner), cujo enredo conta a história das irmãs maria, regina e conceição. Nosso recorte analítico debruçase sobre as falas das irmãs e das pessoas que convivem com elas e busca explicitar nossos gestos de leitura sobre as discursividades desses sujeitos e dos sentidos produzidos no interior do contexto fílmico, marcado também pela pobreza e pela cegueira das três irmãs, que são conhecidas como “as ceguinhas de campina grande”. Partindo do pressuposto pecheutiano de que o sujeito não é homogêneo, temos como hipótese de que na contemporaneidade um corpo com essa “marca”/“falha” produzirá tensões discursivas entre o sujeito marcado e aquele com o qual convive, podendo acontecer o mesmo no interior de um enunciado de um único sujeito, já que este é atravessado por várias formações ideológicas, as quais se confrontam na materialidade do discurso, escapando ao controle que supostamente o sujeito acredita ter sobre aquilo que diz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.