A RELAÇÃO/AÇÃO SUPERVISORA NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Políticas públicas, Formação continuada, Escola reflexiva, Supervisão.Resumo
Este artigo é resultado de minha dissertação de Mestrado em Educação e centrase na compreensão do papel do supervisor em sua relação com a formação docente tomando por base o Projeto de Formação Continuada em Ciências e Matemática, implementado na Unisinos e sendo representado pelo Núcleo de Formação Continuada de Professores- NUPE. Utiliza como elemento empírico este projeto que está vinculado a uma política de educação continuada, Edital 01/2003 SEIF/MEC. Trata-se de uma política pela qual o MEC chama as universidades brasileiras para constituir Centros de formação e integrar a Rede Nacional de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Instauro uma discussão sobre a supervisão atrelada às relações/ações supervisoras, gestão escolar, políticas e sugiro que a escola possa se constituir reflexiva pensada como ambiente de formação, agregando a supervisão colaborativa enquanto articuladora de um compromisso político coletivo. Identifico as influências das políticas, em nível global e local, na organização do sistema educacional e suas implicações a partir da discussão sobre políticas públicas de educação continuada. São tecidos alguns pontos e contrapontos entre o idealizado pelo Projeto e o realizado, a partir dos dados coletados nos grupos de estudo acompanhados, incluindo os três níveis da ação/relação supervisora desencadeado, ou seja, MEC, o NUPE, os professores-coordenadores dos grupos de estudo e os professores-multiplicadores. Utilizo como literatura de apoio Isabel Alarcão (2001 e 2004), Selma G. Pimenta (2002 e 2005), João Barroso (2002 e 2003) dentre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.