AS IMAGENS NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL

Autores

  • Juliana R.A.Tonelli
  • Gladys Quevedo-Camargo

Palavras-chave:

Livro didático, Língua inglesa, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Resumo

Considerando a presença freqüente dos livros didáticos nas salas de aula de língua

inglesa, este artigo apresenta uma breve análise comparativa das imagens de duas edições do

livro Headway (SOARS; SOARS, 1987; 2002). Tal escolha tem como objetivo verificar se

houve ou não mudanças na escolha e disposição das imagens nos livros no decorrer desse

tempo e quais as prováveis funções didáticas dessas imagens. Para desenvolver nossa análise

utilizamos os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por

compartilharmos da visão de que toda produção textual (escrita ou verbal) se insere em um

contexto sócio-histórico-cultural e que essa inserção determina o contexto de produção do

texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes (BRONCKART, 1999/2003). Além disso, nossa

análise comparativa apoiou-se nos conceitos de imagem propostos por Joly (1996), Dondis

(2003) e Neiva (2002), e nas concepções sobre imagem no LD de Oliveira e Mota (2005),

Ramos e Panozzo (2004). Concluímos que houve uma mudança significativa no tratamento e

na utilização da imagem pelos autores e elaboradores da série ao longo dos quinze anos que

separam as duas edições, evidenciando maior importância dada às imagens e ao seu papel no

processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

R.A.TONELLI, J.; QUEVEDO-CAMARGO, G. AS IMAGENS NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. e3171, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3171. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM