AS IMAGENS NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL
Palavras-chave:
Livro didático, Língua inglesa, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).Resumo
Considerando a presença freqüente dos livros didáticos nas salas de aula de língua
inglesa, este artigo apresenta uma breve análise comparativa das imagens de duas edições do
livro Headway (SOARS; SOARS, 1987; 2002). Tal escolha tem como objetivo verificar sehouve ou não mudanças na escolha e disposição das imagens nos livros no decorrer desse
tempo e quais as prováveis funções didáticas dessas imagens. Para desenvolver nossa análise
utilizamos os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por
compartilharmos da visão de que toda produção textual (escrita ou verbal) se insere em um
contexto sócio-histórico-cultural e que essa inserção determina o contexto de produção do
texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes (BRONCKART, 1999/2003). Além disso, nossa
análise comparativa apoiou-se nos conceitos de imagem propostos por Joly (1996), Dondis
(2003) e Neiva (2002), e nas concepções sobre imagem no LD de Oliveira e Mota (2005),
Ramos e Panozzo (2004). Concluímos que houve uma mudança significativa no tratamento e
na utilização da imagem pelos autores e elaboradores da série ao longo dos quinze anos que
separam as duas edições, evidenciando maior importância dada às imagens e ao seu papel no
processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.
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