GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA LEITURA DOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, Ensino, Aprendizagem, Gêneros textuais.Resumo
Este trabalho discute os processos de ensino e aprendizagem pelo viés da
teoria dos gêneros textuais nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa
do Ensino Fundamental (BRASIL, 1999). Para tanto, é apresentado um resgate teórico por
meio do qual é estabelecida uma discussão sobre gêneros textuais e suas implicações para
o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, ressaltando a importância de estudos em
relação a esse objeto. Além disso, é realizado um cotejo entre o referido documento e a
dimensão teórica discutida anteriormente, analisando as considerações que os PCN’s
fazem sobre o trabalho com gêneros textuais. Por fim, destaca-se a relevância desse tipo de
abordagem, sugerindo-se um trabalho com gêneros em sala de aula, conforme o modelo
pedagógico elaborado por Martin (1999), com o propósito de estimular e desenvolver a
participação crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade.
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