GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA LEITURA DOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cristina dos Santos Lovato

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, Ensino, Aprendizagem, Gêneros textuais.

Resumo

Este trabalho discute os processos de ensino e aprendizagem pelo viés da

teoria dos gêneros textuais nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa

do Ensino Fundamental (BRASIL, 1999). Para tanto, é apresentado um resgate teórico por

meio do qual é estabelecida uma discussão sobre gêneros textuais e suas implicações para

o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, ressaltando a importância de estudos em

relação a esse objeto. Além disso, é realizado um cotejo entre o referido documento e a

dimensão teórica discutida anteriormente, analisando as considerações que os PCN’s

fazem sobre o trabalho com gêneros textuais. Por fim, destaca-se a relevância desse tipo de

abordagem, sugerindo-se um trabalho com gêneros em sala de aula, conforme o modelo

pedagógico elaborado por Martin (1999), com o propósito de estimular e desenvolver a

participação crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

DOS SANTOS LOVATO, C. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA LEITURA DOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. e3172, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3172. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM