UM ESTUDO DA MODALIZAÇÃO ESTABELECIDA PELO VERBO PODER EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Dayane Gaio Hoffmann
  • Aparecida Feola
Agências de fomento

Palavras-chave:

Modalização, Verbo poder, Livro didático.

Resumo

Justifica-se o presente trabalho de pesquisa a necessidade de se estudar a modalização enquanto estratégia discursiva em livros didáticos. Tendo em vista que Neves (2006, p. 152) afirma não existirem enunciados não-modalizados, pois o falante marca de algum modo o seu enunciado, em termos da verdade do fato expresso, e imprime nele certo grau de certeza, nesta pesquisa, partiu-se do princípio de que, por meio da análise dos enunciados marcados pelo fenômeno da modalização, é possível perceber o posicionamento do autor do texto, seus objetivos e intenções, e, portanto, o direcionamento do texto. Afinal, conforme destaca Koch (2004), o fenômeno da modalização tem a função de determinar “o modo como aquilo que se diz é dito”. Nesse sentido, visto que o livro didático tem a característica de acomodar traços específicos de modalização, voltados para o conteúdo e para o interlocutor, traçou-se o objetivo de verificar recortes, publicados no livro didático Nova História Crítica, de 6ª série, de Mario Schimit, marcados pela modalização realizada por meiodo auxiliar modal poder. Seguimos a hipótese de que o verbo poder oscila entre o epistêmico e o deôntico, no encaminhamento que vai do cuidado com o conteúdo proposicional até o processo de diálogo com o aluno (cf. Sella, 2008). Subsidiaram a fundamentação teórica, principalmente, os estudos de Koch (1981, 2004), Neves (1996) e Castilho e Castilho (1992).

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

GAIO HOFFMANN, D.; FEOLA, A. UM ESTUDO DA MODALIZAÇÃO ESTABELECIDA PELO VERBO PODER EM LIVROS DIDÁTICOS. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. e3177, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3177. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM