UM ESTUDO DA MODALIZAÇÃO ESTABELECIDA PELO VERBO PODER EM LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Modalização, Verbo poder, Livro didático.Resumo
Justifica-se o presente trabalho de pesquisa a necessidade de se estudar a modalização enquanto estratégia discursiva em livros didáticos. Tendo em vista que Neves (2006, p. 152) afirma não existirem enunciados não-modalizados, pois o falante marca de algum modo o seu enunciado, em termos da verdade do fato expresso, e imprime nele certo grau de certeza, nesta pesquisa, partiu-se do princípio de que, por meio da análise dos enunciados marcados pelo fenômeno da modalização, é possível perceber o posicionamento do autor do texto, seus objetivos e intenções, e, portanto, o direcionamento do texto. Afinal, conforme destaca Koch (2004), o fenômeno da modalização tem a função de determinar “o modo como aquilo que se diz é dito”. Nesse sentido, visto que o livro didático tem a característica de acomodar traços específicos de modalização, voltados para o conteúdo e para o interlocutor, traçou-se o objetivo de verificar recortes, publicados no livro didático Nova História Crítica, de 6ª série, de Mario Schimit, marcados pela modalização realizada por meiodo auxiliar modal poder. Seguimos a hipótese de que o verbo poder oscila entre o epistêmico e o deôntico, no encaminhamento que vai do cuidado com o conteúdo proposicional até o processo de diálogo com o aluno (cf. Sella, 2008). Subsidiaram a fundamentação teórica, principalmente, os estudos de Koch (1981, 2004), Neves (1996) e Castilho e Castilho (1992).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.