A literatura infantil como possibilidade para o ensino do Português como língua adicional para a comunidade surda
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32093Palavras-chave:
Português como Língua Adicional, Literatura, Proposta didática com mediação da leitura e escrita, Comunidade surdaResumo
Sabemos que a literatura cumpre uma função importante no desenvolvimento do ser humano, pois ela é capaz de humanizar, transformar, ensinar, constituindo-se como um elemento inerente às aprendizagens de sentido e de vida, contribuindo para imaginar novas realidades (Candido, 1972; Garcia 2015; Pereira, 2015; Abrahão; Pereira, 2015). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o seu papel de intervenção através da mediação de leitura de livro infantil ilustrado como possibilidade didático-metodológica (Petit, 2013) para o ensino do Português como Língua Adicional (PLA), com foco a estudantes surdos. Para tanto, o artigo apresenta uma proposta didática possível com o texto literário Nós (Furnari, 2000) de maneira descritiva com suas etapas e orientações. A metodologia de estudo seguida é de natureza qualitativa, visando a criação de práticas pedagógicas que sejam pertinentes para a formação de professores(as) para o desenvolvimento de atividades significativas e inclusivas em salas de aula. Nesse sentido, discutimos a formação de professores(as) de português nas escolas com base em reflexões e proposições sobre as dificuldades e especificidades de aprendizagem da comunidade surda (Fernandes, 2005; Quadros; Karnopp, 2014; Quadros; Schmiedt, 2006) em diálogo com teorias que consideram a relevância da função social, educativa e artística da literatura.
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