A literatura infantil como possibilidade para o ensino do Português como língua adicional para a comunidade surda

Autores

  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila https://orcid.org/0000-0003-2257-557X
  • Anyie Lorena Cajamarca Torres Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila
  • Franciele Maria Martiny Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila https://orcid.org/0000-0001-7613-2673

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32093

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Literatura, Proposta didática com mediação da leitura e escrita, Comunidade surda

Resumo

Sabemos que a literatura cumpre uma função importante no desenvolvimento do ser humano, pois ela é capaz de humanizar, transformar, ensinar, constituindo-se como um elemento inerente às aprendizagens de sentido e de vida, contribuindo para imaginar novas realidades (Candido, 1972; Garcia 2015; Pereira, 2015; Abrahão; Pereira, 2015). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o seu papel de intervenção através da mediação de leitura de livro infantil ilustrado como possibilidade didático-metodológica (Petit, 2013) para o ensino do Português como Língua Adicional (PLA), com foco a estudantes surdos. Para tanto, o artigo apresenta uma proposta didática possível com o texto literário Nós (Furnari, 2000) de maneira descritiva com suas etapas e orientações. A metodologia de estudo seguida é de natureza qualitativa, visando a criação de práticas pedagógicas que sejam pertinentes para a formação de professores(as) para o desenvolvimento de atividades significativas e inclusivas em salas de aula. Nesse sentido, discutimos a formação de professores(as) de português nas escolas com base em reflexões e proposições sobre as dificuldades e especificidades de aprendizagem da comunidade surda (Fernandes, 2005; Quadros; Karnopp, 2014; Quadros; Schmiedt, 2006) em diálogo com teorias que consideram a relevância da função social, educativa e artística da literatura.

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Biografia do Autor

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila

Docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014, com pesquisas e projetos de extensão voltados às áreas de Literatura e Ensino. Formada em Letras Português, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC-UNILA) e do PROFLetras Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão Vivendo Livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento, Tecnologia e Extensão Inovadora – 2/CNPQ.

Anyie Lorena Cajamarca Torres, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila

Graduada em Letras português e espanhol como linguas estrangeiras pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), (2022), segunda graduação em Letras Libras para licenciados (2023), mestranda em Literatura Comparada (PPGLC), na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e atual bolsista da PROBU-UNILA .

Franciele Maria Martiny, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila

Possui graduação em Jornalismo pela União Educacional de Cascavel (2005). Especialista em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial pela União Educacional de Cascavel (2008). Especialista em Letras: Linguagem, Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e formada em Letras Português/Alemão pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Mestre pelo Programa Strictu Sensu "Linguagem e Sociedade" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, turma 2009/2011, como bolsista da Demanda Social/CAPES. Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012-2015). Docente da área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2015, docente do curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais (EAALA) desde 2017. Foi coordenadora do Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras) do Posto Aplicador da Unila (2020-2022) e vice-coordenadora do EAALA da Unila (2021-2022). Pós-doutotado em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA/UNICAMP), sob supervisão de Ana Cecília Cossi Bizon.

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

CORTEZ, M.; TORRES, A. L. C.; MARTINY, F. M. A literatura infantil como possibilidade para o ensino do Português como língua adicional para a comunidade surda. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e32093, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.32093. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32093. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM