O imaginário social sobre a expectativa do corpo feminino “ideal”
um estudo à luz da Análise de Discurso
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32163Palavras-chave:
Análise do Discurso, Formações Imaginárias, Mulher, Corpo IdealResumo
Este artigo, que se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (doravante, AD), objetiva refletir sobre as projeções imaginárias que são realizadas sobre o corpo feminino. Para isso, foram recortadas Sequências Discursivas (doravante, SD’s) de comentários presentes em uma foto-montagem da influenciadora digital Rafaella Santos veiculada pelo perfil do Instagram Choquei. Nessa mirada, o conceito de Formação Imaginária (doravante, FIm) foi mobilizado para ancorar teoricamente a discussão, pois se considera que por meio dele é possível pensar sobre o jogo de imagens que é feito sobre o corpo da influencer, em específico, e sobre os sujeitos que o projetam. Compreende-se, assim, que o material selecionado para análise passa a ser revelador da existência de um imaginário social construído em torno do corpo “perfeito” e que ele elege o “padrão” magro como seu representante. Nessa condição, os sujeitos que não se “enquadram” nesse modelo buscam um meio de se encaixar, mesmo que para isso tenham que recorrer a filtros e edição fotográfica. No entanto, manipular o corpo para que ele se aproxime do “esperado” pode não ser tão bem-visto assim. Nesse contexto, é possível dizer, como as análises mostraram, que o corpo transita entre a expectativa e a realidade e evidencia uma via de acesso para que se compreenda o período sócio-histórico e ideológico em que se vive e as imposições que ele exerce sobre o corpo feminino.
Downloads
Referências
FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FOTO da influenciadora digital Rafaella Santos. São Paulo, 20 fev. 2023. Instagram @choquei. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Co7uSZnuzvU/. Acesso em: 03 mar. 2023.
NOVAES, J. V. O intolerável peso da feiura: sobre as mulheres e seus corpos. Rio de Janeiro. 1. ed. PUC-Rio: Garamond, 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.
OLIVEIRA, I. K. G. F. Ex-gordinhas: uma alma indecisa. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de 78 Michel Pêcheux. Tradução de Bethânia Mariani et. al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014. p. 59-106.
SANT’ANNA, D. B. Gordos, magros e obesos: uma história do peso no Brasil. 1. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.
VIGARELLO, G. História da Beleza: O corpo e a arte de se embelezar, do renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.