O imaginário social sobre a expectativa do corpo feminino “ideal”

um estudo à luz da Análise de Discurso

Autores

  • Camila Ramos de Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) https://orcid.org/0000-0002-1457-6743
  • Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) https://orcid.org/0000-0003-3581-9924
  • Simone Francisco dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32163

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Formações Imaginárias, Mulher, Corpo Ideal

Resumo

Este artigo, que se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (doravante, AD), objetiva refletir sobre as projeções imaginárias que são realizadas sobre o corpo feminino. Para isso, foram recortadas Sequências Discursivas (doravante, SD’s) de comentários presentes em uma foto-montagem da influenciadora digital Rafaella Santos veiculada pelo perfil do Instagram Choquei. Nessa mirada, o conceito de Formação Imaginária (doravante, FIm) foi mobilizado para ancorar teoricamente a discussão, pois se considera que por meio dele é possível pensar sobre o jogo de imagens que é feito sobre o corpo da influencer, em específico, e sobre os sujeitos que o projetam. Compreende-se, assim, que o material selecionado para análise passa a ser revelador da existência de um imaginário social construído em torno do corpo “perfeito” e que ele elege o “padrão” magro como seu representante. Nessa condição, os sujeitos que não se “enquadram” nesse modelo buscam um meio de se encaixar, mesmo que para isso tenham que recorrer a filtros e edição fotográfica. No entanto, manipular o corpo para que ele se aproxime do “esperado” pode não ser tão bem-visto assim. Nesse contexto, é possível dizer, como as análises mostraram, que o corpo transita entre a expectativa e a realidade e evidencia uma via de acesso para que se compreenda o período sócio-histórico e ideológico em que se vive e as imposições que ele exerce sobre o corpo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ramos de Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Especialista em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pela faculdade CENSUPEG. Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Atualmente é docente de Redação, Leitura e Interpretação e Língua Espanhola do Sistema Elite de Ensino, Unidade Cascavel.

Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu (PPGL) da Unioeste, campus de Cascavel. Atualmente, é doutoranda deste mesmo programa.

Simone Francisco dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras, área de Concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Paranaense ? UNIPAR. Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - área de Concentração em Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Especialista em Tecnologia Educacional pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná ? FAINSEP (2015). Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Paranaense ? UNIPAR (2008). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba ? FACINTER (2004). Graduada em Letras Português e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002). Tem experiência na área de Tecnologia Educacional, Experimentação Docente e Coordenação / Articulação Municipal dos Programas do MEC/FNDE.

Referências

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FOTO da influenciadora digital Rafaella Santos. São Paulo, 20 fev. 2023. Instagram @choquei. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Co7uSZnuzvU/. Acesso em: 03 mar. 2023.

NOVAES, J. V. O intolerável peso da feiura: sobre as mulheres e seus corpos. Rio de Janeiro. 1. ed. PUC-Rio: Garamond, 2013.

ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

OLIVEIRA, I. K. G. F. Ex-gordinhas: uma alma indecisa. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de 78 Michel Pêcheux. Tradução de Bethânia Mariani et. al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014. p. 59-106.

SANT’ANNA, D. B. Gordos, magros e obesos: uma história do peso no Brasil. 1. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.

VIGARELLO, G. História da Beleza: O corpo e a arte de se embelezar, do renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Downloads

Publicado

27-01-2024

Como Citar

PAULA, C. R. de; OLIVEIRA, I. K. G. F.; SANTOS, S. F. dos. O imaginário social sobre a expectativa do corpo feminino “ideal”: um estudo à luz da Análise de Discurso. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e32163, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.32163. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32163. Acesso em: 27 abr. 2024.