ENSINO DE LITERATURA: JOSÉ SARAMAGO SOB UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA

Autores

  • Stanis David Lacowicz
  • Pedro Leittes Júnior
  • Alexandre da Silva Zanella
Agências de fomento

Palavras-chave:

José Saramago, Perspectiva rizomática, Interdisciplinaridade

Resumo

 

 

É constante na história do ensino de Literatura, seja a âmbito acadêmico ou de Ensino Fundamental e Médio, uma abordagem linear, cronológica, do desenvolvimento das expressões literárias na(s) sociedade(s), seguindo-se, via de regra, a superposição das tendências artísticas históricas, as Escolas Literárias. Verifica-se, contudo, que apesar da reconhecida validade dessa metodologia, esta distancia a Literatura do mundo real do estudante, deixando mínimo espaço ao estudo da(s) Literatura(s) Contemporânea(s). Em contrapartida, aflora no universo intelectual teórico, com as proposições de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a perspectiva rizomática, contestando as metodologias e princípios motrizes da ciência moderna; expandindo os horizontes do ensino e do próprio pensamento científico, os autores propõem uma interpretação horizontal, em rede, rizomática, do conhecimento, em refuta à abordagem tradicionalmente vertical, dicotômica, arbórea. Nesse sentido, nosso trabalho tem por objetivo analisar como os postulados de Deleuze e Guattari podem ser empregados, transpostos ao ensino da Literatura, sobretudo contemporânea e, mais especificamente, ao autor português José Saramago, um dos mais influentes literatos de língua portuguesa, de reconhecimento artístico mundial, mas que pouco é de conhecimento dos "leitores em formação", estudantes na faixa-etária correspondente ao Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

LACOWICZ, S. D.; LEITTES JÚNIOR, P.; DA SILVA ZANELLA, A. ENSINO DE LITERATURA: JOSÉ SARAMAGO SOB UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3361. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA