EDUCAÇÃO MUSICAL: NOVOS SUPORTES E PROJETOS

Autores

  • Pedro da Silva Guimarães

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Musica, Projetos de Trabalho.

Resumo

 

 

Este trabalho focaliza para a pesquisa de novas propostas no âmbito da educação musical, que possibilitem o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais incluídas na rede escolar. O artigo originou-se especificamente de uma pesquisa de campo com portadores de distúrbios graves que incluiu crianças autistas e com psicose infantil.

O objetivo deste trabalho é expor um trabalho prático realizado em um espaço terapêutico para por em foco a inclusão e o trabalho com classes heterogêneas. Enfatiza a busca de novos suportes e instrumentos, como por exemplo, o uso de materiais concretos e visuais para abordar os parâmetros sonoros e musicais e a metodologia de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ F. VENTURA M., 1998). O presente trabalho tem como hipótese que uma educação musical realizada a partir da busca de novos suportes simbólicos para a codificação e decodificação do som e a elaboração de projetos de trabalho, traz resultados positivos em classes inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2009

Como Citar

DA SILVA GUIMARÃES, P. EDUCAÇÃO MUSICAL: NOVOS SUPORTES E PROJETOS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO