EDUCAÇÃO MUSICAL: NOVOS SUPORTES E PROJETOS
Palavras-chave:
Inclusão, Educação, Musica, Projetos de Trabalho.Resumo
Este trabalho focaliza para a pesquisa de novas propostas no âmbito da educação musical, que possibilitem o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais incluídas na rede escolar. O artigo originou-se especificamente de uma pesquisa de campo com portadores de distúrbios graves que incluiu crianças autistas e com psicose infantil.
O objetivo deste trabalho é expor um trabalho prático realizado em um espaço terapêutico para por em foco a inclusão e o trabalho com classes heterogêneas. Enfatiza a busca de novos suportes e instrumentos, como por exemplo, o uso de materiais concretos e visuais para abordar os parâmetros sonoros e musicais e a metodologia de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ F. VENTURA M., 1998). O presente trabalho tem como hipótese que uma educação musical realizada a partir da busca de novos suportes simbólicos para a codificação e decodificação do som e a elaboração de projetos de trabalho, traz resultados positivos em classes inclusivas.
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