QUALIFICAÇÃO DE LEITORES EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Autores

  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Palavras-chave:

Leitura, Memórias, Formação de leitores.

Resumo

 

 

Esse trabalho procede da investigação "Memórias de leituras de pós-graduandos: textos e contextos na constituição de leitores" (SAMPAIO e OLIVEIRA, 2007), financiada pelo PIBIC/CNPq, para a qual foram utilizados como instrumentais textos escritos, referentes as memórias de leitura dos pós-graduandos, organizadas em Banco de Dados. Para a fundamentação teórica, ancora-se em Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007), Halbwachs, (2006), Damásio (2000), além dos PCNs de Língua Portuguesa (1997) como referenciais, dentre outros. Com o objetivo de compreender o papel dos textos (gêneros) e contextos (formais e informais) que influenciaram a qualificação de leitores literários, mapeou-se os gêneros textuais privilegiados pelos pós-graduandos, com base na formação, verificando-se, portanto, as formas de acesso, o perfil de leitores e dos gêneros textuais utilizados. Como resultado, constatou-se que os eventos de leitura ocorrem na escola, em cumprimento as exigências escolares, caracterizando-se como atividade não propulsora do gosto, ficando a cargo da família e de outros espaços, o incentivo de ler. Do que se conclui que a inserção dos pós-graduandos no mundo da leitura não se constituiu prazer, apesar dos mesmos reconhecerem a contribuição advinda da escola para suas práticas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2009

Como Citar

PESSOA SAMPAIO, M. L. QUALIFICAÇÃO DE LEITORES EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3386. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO