DISCURSOS E REPRESENTAÇÃO DA PROFISSÃO PROFESSOR COMO ATIVIDADE FEMININA NAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Eliana Cristina Pereira Santos

Palavras-chave:

Discursos, Mídia, Gênero feminino e representação.

Resumo

 

 

É fato que as escolas do ensino fundamental de Foz do Iguaçu – PR apresentam uma quantidade significativa de professores do sexo feminino em relação a professores do sexo masculino, o mesmo foi observado, em inúmeras capas da Revista Nova Escola. Interessa a esse trabalho, os vários discursos veiculados através da representação da profissão professor, em algumas capas selecionadas. O corpus de análise engloba imagens e ilustrações, acoplados a enunciados, através da linguagem, evidenciam a representação da docência como sendo profissão do universo essencialmente feminino. Discursos e representação imagética do feminino que corroboram para produzir e reproduzir demarcações e estereótipos distintivos do gênero feminino. A idéia é justamente descrever que formas de feminilidade são reforçadas, polemizadas, imaginadas, enfim, colaborar com a construção da cultura. Essas representações reforçam e contribui para manutenção da identidade do feminino na docência, especialmente, nos anos iniciais de escolarização. Procura-se, não uma interpretação, mas uma possibilidade, de atribuir novos olhares para as respectivas imagens veiculas pela mídia impressa. Para essa análise, busca-se fundamentação teórica em Hall (1987); Goffman (2005); Fischer (2001); entre outros autores.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

PEREIRA SANTOS, E. C. DISCURSOS E REPRESENTAÇÃO DA PROFISSÃO PROFESSOR COMO ATIVIDADE FEMININA NAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3390. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM