O uso da internet como recurso para pesquisa
Palavras-chave:
Tecnologia, Internet, Aluno, Pesquisa.Resumo
Este artigo é um estudo bibliográfico visando refletir e conceituar o uso da Internet como mais um recurso metodológico em sala de aula, para auxiliar e despertar no aluno o interesse pelas pesquisas educacionais. Esta nova alternativa apresenta uma série de pontos positivos, pois a Internet disponibiliza uma gama de conteúdos diversificados e em tempo real na comunicação com o mundo. Porém é necessária a conscientização dos perigos que Internet pode oferecer em sala de aula pelo uso incorreto por profissionais não qualificados para esta nova tecnologia. A Internet abre caminhos para a aquisição de novas informações e experiências que podem conduzir à promoção da cidadania, já que a sociedade é produto de experiências adquiridas através dos tempos. Assim sendo, deve ser utilizada como mais uma ferramenta para resgatar no aluno o anseio pelo saber e, ao mesmo tempo, fazer com que professores repensem suas práticas metodológicas educacionais e reflitam que, por meio do computador, também alcançará ensino e aprendizagem. A inclusão digital nas escolas é um espaço cujo objetivo é promover e assegurar ao aluno a exposição de suas idéias, e sua interação com o mundo de forma participativa e criativa. O uso do micro, da Internet e de todos os demais recursos tecnológicos disponíveis, se colocados como auxiliares estimuladores do raciocínio lógico e da sede e busca de conhecimento e troca de experiências, levará certamente à superação de suas próprias limitações, provocando o desenvolvimento de capacidades cognitivas, ou seja, indiretamente ocorrerá a inclusão na sociedade do mundo digital.
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