BACHELARD E A RITMANÁLISE
Palavras-chave:
Ritmanálise, Imaginação, Ambivalência, Complementaridade, DialéticaResumo
O presente ensaio é um estudo de uma das contribuições mais originais de GastonBachelard à interpretação poética de obras literárias: a ritmanálise ou método ritmanalítico.
Inspirada no princípio da complementaridade da microfísica, a ritmanálise visa a apreender o
operar ambíguo e ambivalente da imaginação, que se compraz em conciliar movimentos
contrários. Primeiramente, rastreia-se a gênese do conceito em dois ensaios do livro Études
(Estudos). Em seguida, vemo-lo consumado na investigação sobre o tempo que o filósofo
empreende em La dialectique de la durée (A dialética da duração). Finalmente, o conceito é mostrado
em plena atuação hermenêutica nos artigos que compõem a coletânea Le droit de rêver (O direito de
sonhar), em que são poética e ritmanaliticamente avaliadas as obras de criadores tão diversos
quanto Mallarmé, Poe, Rimbaud, Eluard, Michelet e Balzac.
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